Cursos gratuitos Próximo Passo (Planseq) – Inscrições


Artigo Publicado em: Cursos


Planseq – o que é?

O Planseq (Plano Setorial de Qualificação Profissional para os Beneficiários do Programa Bolsa Família) é um programa criado em 2008 pelo Ministério de Desenvolvimento Social. O nome fantasia desse programa é “Próximo Passo”. Ele está relacionado com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e com o Bolsa Família, como o nome já indica.

Por meio desse programa, membros de famílias que recebem o benefício do Bolsa-Família poderão fazer cursos gratuitos para se qualificarem para o mercado de trabalho.

Confira abaixo como o programa funciona.

Cursos

Os cursos oferecidos pelo Planseq são os seguintes:

Construção Civil: pedreiro, eletricista, pintor, gesseiro, encanador, entre outros.

Turismo:  garçom, auxiliar de cozinha, mensageiro de hotel, camareira e outros cursos.

Os cursos são oferecidos por todo o Brasil. Os cursos da área de Construção Civil, como pedreiro, eletricista, pintor, gesseiro entre outros estão focados nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, São Luís, Fortaleza, Curitiba, Belém, Porto Alegre e Distrito Federal, além das cidades de Manaus, Vitória, Goiânia, Palmas, Maceió, Campo Grande e Aracaju.

Já os cursos de Turismo são oferecidos em todas as capitais, com exceção de Manaus, Porto Velho, Rio Branco e Teresina e Florianópolis.

Como participar

Para participar do programa, a pessoa tem que ser membro de uma família beneficiária do Bolsa Família, ter idade acima de 18 anos e possuir pelo menos a 4ª série do ensino fundamental completa.

As famílias que possuem trabalhadores com este perfil serão contatadas pelo Governo Federal por meio de uma  correspondência na qual se solicitará a escolha de uma pessoa da família para se inscrever em um dos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Os beneficiários inscritos serão classificados com base no Índice de Desenvolvimento da Família (IDF), sendo priorizadas as famílias com menor IDF.

O Planseq também é uma forma de o governo federal preparar o país para os grandes eventos que acontecerão, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas do Rio em 2016. Os cursos formarão profissionais para atuarem nas áreas mais importantes da Copa, que são justamente a construção civil (para montar toda a infraestrutura) e o turismo (para receber os turistas).


Tags: planseq 2012,cursos oferecidos pelo bolsa familia 2012,planseq cursos 2012,bolsa familia cursos gratuitos 2012,cursos gratuitos do bolsa familia 2012

6 ideias sobre “Cursos gratuitos Próximo Passo (Planseq) – Inscrições

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *