Cursos Educação


Artigo Publicado em: Cursos


Os cursos na área da educação vêm para cumprir a meta do governo estadual da capacitação e requalificação profissional de docentes, principalmente os que estão em exercício. As instituições valorizam e exigem dos professores que muitas vezes têm apenas a graduação, cursos de licenciatura e programas especiais de qualificação. Principalmente para lecionar nos cursos técnicos, o governo do estado tem contratado, graduados específicos para cada área, com vivência profissional. Isto tem possibilitado levar aos alunos conhecimentos técnicos e experiências profissionais, aproximando-os do mercado de trabalho.

Com o tempo, o governo exige que esses docentes façam a capacitação, que geralmente é oferecida pela própria instituição. O Centro Paula Souza é uma dessas entidades que oferecem programas especiais de capacitação, principalmente a licenciatura. Em nível da federação, o Instituto Federal, também tem programas de incentivo aos docentes, oferecendo-lhes tempo e condições para se atualizarem profissionalmente.

Além destes cursos, os professores podem se beneficiar com outras capacitações oferecidas pelo programa UAB – Universidade Aberta do Brasil – que conta com cursos de licenciatura, graduação e pós-graduação gratuitos em todos os estados. Desenvolvido nos moldes do sistema EAD, os cursos disponibilizam aos alunos pólos de apoio para as aulas. A Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo – é outra instituição que oferece o curso de pedagogia gratuitamente.

A graduação tem duração de 3 anos e os interessados devem ser aprovados no processo seletivo. Outras instituições oferecem programas de pós-graduações e especializações em áreas específicas da educação como: infantil, básica, especial, rurais, administração escolar, línguas, entre outras. Em todas essas, no nível de graduação, o estágio é obrigatório. Para investir em tais cursos é preciso, porém se certificar que estes sejam credenciados pelo MEC. Os professores que já têm na sua formação a pedagogia, poderão fazer outros cursos para obter conhecimentos complementares. Tudo isso conta muitos pontos na atribuição das aulas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *