Curso Teologia


Artigo Publicado em: Cursos


O curso superior de Teologia é um bacharelado que tem a duração de quatro anos. Ela estuda a análise das religiões através de um contexto histórico, destacando os aspectos sociológicos e antropológicos. O profissional graduado em Teologia realiza pesquisas históricas, como as tradições ligadas à religião e seus fenômenos, além de adquirir conhecimentos profundos de doutrinas, dogmas e demais textos considerados sagrados. Essas informações são associadas a disciplinas como a antropologia e a sociologia.

Na Câmara dos Deputados existe um projeto de lei que pede a regulamentação da profissão de teólogo, e dessa forma conseguir melhorar o reconhecimento da profissão perante a sociedade. O Exército, a Aeronáutica e a Marinha empregam teólogos como capelão, e a Petrobrás para prestar apoio aos profissionais que trabalham nas plataformas marítimas. Além disso, uma pessoa formada em Teologia pode dar aulas como professores de religião para o Ensino Fundamental e Médio, nas escolas que adotam o ensino religioso. Um lado promissor da profissão que está surgindo é nas editoras de livros, que procura os teólogos para contribuir com as publicações religiosas, que a cada dia possuem uma demanda maior.

Hoje em dia as empresas também já começaram a perceber o potencial do teólogo, já que eles são contratados para conseguir promover um ambiente corporativo mais agradável, atuando na solução e na prevenção de conflitos. O currículo do curso varia entre as faculdades, mas geralmente abrangem sociologia, antropologia e história. Há destaque para disciplinas como educação, religião e antropologia cultural. Há locais em que os textos sagrados (como o Novo e o Velho Testamento) são bastante enfocados, assim como a visão dessas escrituras sobre Deus, o universo e a humanidade.

De qualquer forma, o aluno terá bastante contato com as religiões que fazem parte da nossa cultura. Para concluir o curso, é preciso fazer estágio obrigatório e apresentar uma monografia de conclusão de curso. Quem é formado em Teologia poderá pesquisar os fenômenos religiosos e sua interação com as pessoas, e em Ongs orientar grupos ligados à religião que desejam fazer trabalhos sociais e prestar consultoria a pessoas e empresas que usem a religião de alguma forma no desenvolvimento do trabalho.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *