Curso Tecnologia da Informação


Artigo Publicado em: Cursos


O curso de Gestão da Tecnologia da Informação é tecnólogo superior e tem a duração de dois anos. Esse profissional é o responsável por implementar e gerenciar sistemas informatizados nas corporações. É importante que o profissional se mantenha constantemente atualizado, e conheça as novidades da área e os novos softwares do mercado. No Brasil existem aproximadamente 100 faculdades que oferecem esse curso, que pode ter ênfase em várias áreas.

A grande maioria habilita o aluno na área de implementação, elaboração e administração de sistemas de bancos de dados. Os cursos que enfocam a gestão de negócios deixam o aluno apto a criar sistemas especiais para o setor administrativo. As áreas de segurança, de soluções específicas para cada empresa e de criação de softwares personalizados são bastante promissoras. O manejo de informações do sistema Linux (que possui a licença gratuita) também figura em vários currículos de cursos. De acordo com o Sindicato da categoria de Trabalhadores de Processamentos de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo, o salário inicial é de R$ 1910.

O mercado de trabalho é bem aberto e se encontra em plena expansão. No Brasil há vagas na área de tecnologia da informação que nem chegam a ser preenchidas, devido a escassez de profissionais. O setor bancário absorve bastantes profissionais, para atuar na implementação, manutenção e operação do software ERP (Enterprise Resource Planning) para a gestão do negócio. Os concursos públicos exigem o bacharelado, então as vagas se concentram mais na área privada, que possui uma grande margem de crescimento.

A procura por profissionais da área de tecnologia da informação se concentra mais nas regiões sul e sudeste, especialmente na cidade de São Paulo, pois é onde estão localizadas as maiores empresas da área de tecnologia da informação. O profissional deve estar atento para sempre enriquecer o seu currículo com certificações.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *