Curso Técnico RJ


Artigo Publicado em: Vagas Abertas


Para os interessados em fazer cursos gratuitos, o Rio de Janeiro tem uma variedade de cursos gratuitos e pagos. O objetivo de fazer um curso técnico serve para aperfeiçoamento profissional, iniciação profissional, qualificação e etc.

E para isto, os cursos técnicos, ou até mesmo tecnológos estão sendo bastante utilizados. Há os cursos que são oferecidos nas escolas já no ensino médio, que dão uma base ao aluno para que assim tenham uma idéia do que buscar profissionalmente e não sair das escolas totalmente despreparados para o mercado de trabalho, e com isto vemos muitos jovens assumindo cargos de pessoas de mais idade em diversos segmentos.

Já os técnologos são bastante cotados por empresas, para oferecer à um profissional um diploma, dando a ele até mesmo a oportunidade de crescimento dentro de uma empresa, os cursos técnicos e tecnologicos, oferecem uma grade curricular reduzida, isto é, se estiver na escola, apenas algumas matérias lhe serão introduzidas, se estiver no técnologo, terá apenas dois anos para aprender sobre a matéria.

Há aplicação destes cursos em todo o território brasileiro, inclusive no Rio de Janeiro, e a instituição que oferece a maior grade, sem contar a seriedade em seu certificado, é o Senac, que dispõem praticamente de todos os segmentos de cursos para o público que deseja se profissionalizar, basta entrar em contato com a unidade mais próxima de sua região e verificar a disponibilidade do curso desejado.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Rio de Janeiro está oferecendo uma ampla lista de cursos técnicos para 2012, tais como: Segurança no Trabalho, Eletrotécnica, Eletromecânica, técnico em Informática, Produção Alimentícia, Manutenção Automotiva, Mecânica, técnico de Edificações, Comunicação Visual, Automação Industrial entre outros.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) apresenta uma grande lista de cursos técnicos oferecendo uma ótima oportunidade profissional aos interessados. Variam de Agropecuária, Biotecnologia, Controle Ambiental, Manutenção e Suporte em Informática, Petróleo e Gás, Meio Ambiente e diversos outros. O IFRJ visa oferecer conhecimento, promovendo atividades culturais nas suas diversas expressões, como nas artes, nos esportes, nas ciências e nas novas tecnologias.

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC RJ) também oferece cursos gratuitos em diversos níveis de ensino. Os cursos mais frequentados são o de Tecnologia em Sistemas de Informação, Gestão em Construção Naval e offshore, Administração, Contabilidade e Tecnologia em Sistemas de Informação. Também há cursos gratuitos de curta duração, em média quatro meses, como os cursos de idioma e informática. Para ingressar nos cursos técnicos e superiores oferecidos pela instituição é necessária a participação no processo seletivo que acontece semestralmente.

O Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) tem vagas para cursos técnicos diferenciados. O curso de Agroecologia tem o objetivo de formar profissionais para atuar em sistemas de produção agropecuária e extrativista fundamentados em princípios agroecológicos e técnicas de sistemas orgânicos de produção. Já o curso de Agrimensura, capacita o profissional a aplicar técnicas e obter soluções mais adequadas nas áreas relativas à medição e demarcação de terras, ao urbanismo e posicionamento preciso de pontos além de permitir ao profissional trabalhar com a tecnologia atualmente disponível no mercado.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *