Curso Técnico Enfermagem


Artigo Publicado em: Cursos


Os alunos do curso de técnico em enfermagem são preparados para executar diversas funções em hospitais, clínicas, postos de saúde, casas de repouso, domicílios, entre outros locais que necessitem de cuidados médicos. O campo de atuação para profissionais técnicos em enfermagem é amplo, pois são oferecidas diariamente vagas para esses profissionais.

O profissional atua no auxílio das equipes de enfermeiros e médicos. Suas funções permitem que cuidem dos pacientes, proporcionando conforto, cuidados higiênicos, além de executar atividades básicas como: controlar a pulsação, respiração, temperatura corporal e aplicar injeções e soro.

O curso orienta como devem ser manejados os instrumentos cirúrgicos, zelando pela limpeza e esterilização dos mesmos. Um técnico em enfermagem também pode se relacionar com a sociedade por meio de campanhas e conscientização ligadas a saúde.

O primeiro ano do curso é similar a todos os cursos ligados a área da saúde. Muito conteúdo com matérias teóricas, além as tão esperadas aulas no laboratório de anatomia. No segundo período do curso, disciplinas como a farmacologia, responsável pelo estudo dos medicamentos químicos e seus efeitos, e patologia, estudo das doenças, é de extrema importância ao aluno para capacitá-lo de maneira adequada.

Vale ressaltar que as principais atividades de um profissional em técnico em enfermagem são: aplicar injeções; costurar pontos; fazer curativos; cuidar de fraturas; medir a pressão; acompanhar o estado de saúde dos pacientes; realizar trabalhos domiciliares; ajudar profissionais de fisioterapia na preparação de exercícios de reabilitação nos pacientes; saber manusear equipamentos médicos para coletar dados sobre a saúde dos pacientes.

Os cursos técnicos de enfermagem são muito mais baratos do que fazer uma faculdade de medicina. Além disso, existem até mesmo algumas opções onde as pessoas podem fazer o curso técnico de graça. Através do projeto TecSaúde, por exemplo, que é um programa que é mantido pelo governo do estado de São Paulo, os candidatos podem conseguir uma bolsa no curso técnico de enfermagem e assim conseguir a titulação sem precisar pagar nada.

O curso de técnico em enfermagem dura cerca de 2 anos. Alunos do 3° ano do Ensino Médio ou alunos que já se formaram e desejam entrar para a área de saúde, podem ingressar no curso livremente, para que no futuro, talvez, siga uma profissão ligada a área da saúde.

Todos os anos o governo estadual de São Paulo abre as inscrições para os profissionais que querem se formar como técnico em enfermagem. O curso poderá ser feito em até 10 meses, que é a duração média de todo o curso. Durante este tempo, as aulas serão noturnas, o que permite que as pessoas trabalhem ao mesmo tempo que fazem o curso.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *