Curso Sushi


Artigo Publicado em: Cursos


A cultura japonesa teve grande influência no Brasil, principalmente no estado de São Paulo, que recebeu vários imigrantes deste país no início do século passado. Devido a isso a culinária japonesa é bastante apreciada em nosso país, e cada vez mais restaurantes especializados neste tipo de culinária são abertos no Brasil. Um dos pratos mais populares da culinária japonesa é o sushi, refeição preparada com peixes frescos.

O sushi é uma comida típica do Japão, sendo uma das mais antigas da culinária japonesa. O significado de sushi é “azedo”. Trata-se de uma técnica de conservação onde o peixe, fatiado em finas camadas, fica arroz avinagrado, ou seja, conservado em vinagre. Isso mantinha a comida fresca por mais tempo. Os tempos mudaram e a receita também sofreu modificações, pois agora é possível comer tudo fresco. O sushi como conhecemos hoje tem em torno de 200 anos. Em tempos antigos era vendido em pequenas barracas, ou seja, era uma comida de rua.

A receita tradicional do Japão leva arroz, com tempero de molho de vinagre, sal e açúcar. Depois de misturados adiciona-se um peixe, que é o mais comum, mas também há outras opções como ovo, vegetais e até mesmo frutas. De acordo com a tradição japonesa essa iguaria deve sempre vir acompanhada de wasabi, que é uma pasta de raiz forte.

Para que a refeição fique saborosa é necessário que o preparador conheça bem as técnicas de preparo e tenha habilidade o suficiente para conseguir cortar o peixe e organizá-lo sem demora, para que o peixe não cozinhe e passe do ponto em suas mãos.

Devido ao interesse no curso, várias escolas de gastronomia já estão incluindo módulos sobre a comida japonesa, em especial para o preparo do sushi, o prato mais popular da culinária japonesa. Alguns restaurantes japoneses também estão oferecendo cursos para turmas especiais, assim como lojas de produtos japoneses.

No curso de sushi, o aluno aprende não apenas quais peixes podem ser usados para fazer o sushi, como cortá-lo e como manuseá-lo da forma correta para que ele não passe do ponto, e também quais são os temperos que podem ser usados para deixar o prato mais saboroso.

Um dos locais que oferecem o curso de sushi e sashimi é o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

O curso oferecido pelo SENAC possui 44 horas de duração e transforma o aluno em um profissional capaz de preparar não só o sushi, mas diversos pratos da culinária japonesa.

A escola possui a infraestrutura necessária para que os alunos aprendam não só a preparar os pratos, mas também como armazenar os alimentos até o preparo, e as regras de higiene necessárias.
Outras escolas que oferecem o curso são o Curso Sushi (www.cursosushi.com.br) e também a Sassasuchi (www.sassasushi.com.br).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *