Curso Sommelier


Artigo Publicado em: Cursos


O sommelier é um profissional especializado na degustação e no conhecimento de vinhos entre outros assuntos relacionados ao mesmo. Ele também é responsável pela compra, manutenção e armazenamento de vinhos em adegas, além de elaborar descrições do produto para restaurantes. Portanto, o sommelier deve ser um expert em vinhos.

A carreira também é relacionada a gastronomia, mesmo que o profissional não entre em contato com a preparação dos pratos, ele pode indicar qual vinho se encaixa melhor com cada combinação de ingredientes.

Com o crescimento da profissão e com muitos interessados no ramo, a Associação Brasileira de Sommeliers oferece a formação no curso para sommeliers. Ele é direcionado principalmente a pessoas que pretendem fazer parte desse mercado ou que já trabalham e querem se especializar na profissão. O formado tem a possibilidade de atuar como consultor, assessor de produtores, importadoras e lojas especializadas.

Inicialmente o curso apresenta uma sólida base sobre diferentes aspectos e características de cada tipo de vinho. Por meio de degustação, técnicas sobre viticultura, vinificação, adegas e tudo que um profissional deve saber com precisão.

Quando estiver mais aprofundado no curso, disciplinas com a característica dos vinhos de cada país será introduzida na grade. Serão apresentados todos os países produtores e serão conhecidos, nos mínimos detalhes, tudo sobre uvas, clima, geografia, solo e técnicas de vitivinicultura de cada um. Serão degustados vinhos representativos de todos os países, com ênfase na tipicidade e todas as características presentes.

A última parte do curso, quando a pessoa já se encontra preparada para o serviço, as aulas serão ministradas por sommeliers profissionais, oferecendo ao aluno um eficiente treinamento prático, abrangendo todas as responsabilidades da profissão.

O mercado de trabalho é bastante diversificado e bem gratificante. Por enquanto no Brasil há poucos desses profissionais, e muitos restaurantes buscam bons sommeliers para o aconselhamento de seus clientes. Os sommeliers também são solicitados em eventos especiais, onde ministram palestras para os convidados com muito conhecimento e descontração, agregando a todos uma bagagem interessante e divertida. Os sommeliers são peças essenciais em muitos bons restaurantes, já que muitos clientes não sabem que vinho pedir com determinado tipo de comida, e solicitam a presença do profissional para que a escolha seja acertada e valoriza o tempero do chefe. Isso ocorre muito frequentemente em restaurantes do Brasil, já que nós brasileiros não temos tanta tradição em vinhos e muitas dúvidas nos acometem quando tentamos compor nosso jantar.

Uma das melhores opções para sommeliers hoje no mundo são os navios de cruzeiro. Eles pagam bem e o trabalho para esse profissional é muito calmo e de aconselhamento e reserva, passando às vezes por alguma venda de pacotes especiais de vinhos recomendados pelos restaurantes á bordo. Nesse caso, além de ter um trabalho agradável e um salário compatível, o sommelier tem uma vivência de viagens, pratos internacionais e composições de vinhos que não vemos aqui no Brasil.

Aos interessados, vale conferir na secretaria da Associação Brasileira de Sommeliers (SP) e se informar sobre os detalhes e quando abrirão vagas para o curso.


Tags: curriculo sommelier

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *