Curso Shiatsu


Artigo Publicado em: Cursos


Com o cotidiano agitado e estressante dos dias atuais, diversas doenças se desenvolveram entre as populações, mas vale ressaltar que esses males ligados ao corpo também podem atingir prejudicialmente o psicológico das pessoas. As práticas e terapias orientais invadiram os centros de massagens e muitos médicos acabaram adaptando esses tratamentos como uma alternativa viável aos pacientes que buscam uma qualidade de vida mais branda que não necessite de tantos medicamentos. O shiatsu é uma das alternativas encontradas por diversas clínicas, médicos, entre outros profissionais da área da saúde.

O shiatsu é uma terapia que utiliza métodos japoneses, criado no fim da era Meiji, 1868. A técnica consiste em pressionar os meridianos com os dedos, semelhante aos métodos terapêuticos do Do-in. O shiatsu também tem origem na teoria chinesa sobre os meridianos do corpo. A terapia de shiatsu consiste no tratamento de problemas ligados aos rins, queimações no estômago, depressão, baixa estima, entre outros males.

Por isso, os cursos de shiatsu tem o objetivo de difundir a técnica terapêutica na perspectiva de manter e resgatar o equilíbrio em geral do corpo e da mente. Geralmente, o curso consiste em: orientar qual a respiração e a postura correta; teoria do Yin e do Yang, qual influencia no tratamento; teoria dos cinco elementos chineses; meridianos energéticos; técnicas em shiatsu e Do-In; sequência corporal de shiatsu de reequilíbrio energético; e aplicar o shiatsu nos pés.

O curso de shiatsu é direcionado a terapeutas formados, acupunturistas e estudantes que pretendem construir carreira no ramo. Formado, ele estará apto para desenvolver técnicas de manipulação das vértebras cervicais, manipulação das vértebras torácicas e técnicas de manipulação das vértebras lombares. Na maioria das escolas especializadas no ensino dessa técnica, as etapas do curso são organizadas por módulos. Os cursos de shiatsu oferecem também um diploma para o aluno formado no curso, desde que tenha participado de 75% das aulas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *