Curso Radiologia


Artigo Publicado em: Cursos


Esta é uma profissão em que o profissional deverá operar equipamentos de diagnóstico por imagem, conhecido também como radiografias. Estes equipamentos tem muita utilidade na área de saúde e também na engenharia e na indústria. Na medicina, as imagens vistas através da radiografia podem ajudar a identificar alterações no corpo humano, usando exames de raios-X ou de ressonância magnética.

O curso técnico em radiologia capacita o aluno a obter e desenvolver imagens por um equipamento de raio X, com o objetivo diagnosticar determinadas males ou pela prevenção de tratamentos ou doenças. Portanto, o profissional auxilia na realização de exames e no controle dos equipamentos de raios X, tomografias entre outros.

O técnico em radiologia, quando formado, trabalhará na área da saúde e atuará em hospitais e clínicas radiológicas, sob a supervisão de médicos radiologistas, em unidades de terapia intensiva, centros cirúrgicos e unidades de internação e de pronto atendimento. Há também opções de trabalhar em aeroportos, em conjunto com a segurança local e com a Polícia Federal na verificação das máquina de Raio X. Pode trabalhar também em empresas de assistência técnica de máquinas da área, visando o conserto mecânico do aparelho.

O profissional poderá exercer suas funções em processos administrativos relacionados aos segmentos radiológicos, atuar nas indústrias de equipamentos, além de participar de empresas de serviços e de insumos relacionados à radiologia. Suas funções consistirão em: preparar a máquina para uma consulta; programar a operação do sistema de imagens; analisar a imagem do ponto de vista técnico; orientar o paciente como deve se acomodar no equipamento; produzir um relatório descritivo preliminar, visando segurança total do paciente e da equipe de exames no hospital.

O curso exige que o aluno tenha facilidade com a área de estudos biológicos, além de ter responsabilidade, autocontrole, capacidade de trabalhar em equipe, dinamismo, entre outras coisas.

Essa profissão deve ser muito bem analisada, pois, uma vez que a radiação é prejudicial a saúde humana, o profissional deve estar informado sobre todas as precações e cuidados em seu manejo. Em um hospital organizado e estruturado, o profissional não correrá nenhum perigo em relação a radiação da máquina.

Já na engenharia, o radiologista utiliza aparelhos para encontrar estruturas metálicas e tubulações que ficam escondidas sob o concreto. Outra forma de utilizar a radiologia na engenharia é analisar a fuselagem de aviões para encontrar e corrigir possíveis defeitos em sua construção. A radiologia também pode ser usada nas indústrias farmacêuticas e alimentícias, nesse caso o profissional opera fontes radioativas para esterilizar remédios e alimentos. Mas também o profissional poderá pesquisar e desenvolver novas tecnologias que podem estar melhorando a qualidade da imagem e da segurança, através dos aparelhos de radiologia.

A área de radiologia é sempre muito bem requisitada no mercado de trabalho, e atualmente com novas ciências também tem se utilizado a radiologia, por isso vem aumentando cada vez a procura dessa área pelos estudantes, aumentando o número de opções e funções. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) recomenda a contratação de estudantes do curso de radiologia em hospitais, clínicas médicas e laboratórios de análises clínicas, por esse motivo estas são as principais empresas contratantes, apesar de serem tradicionais.

Os estudantes do curso de radiologia podem ter as seguintes responsabilidades: supervisionar operações em hospitais e clínicas médicas, operar equipamentos, poderá ser responsável técnico em clinicas e hospitais. Além de supervisor de radioproteção e radiodiagnostico.

Para você que está interessado em cursar o curso de radiologia no Rio de Janeiro, conheça as seguintes universidades que oferecem o curso: Estácio, UNIGRANRIO, UNESA, USS. Em São Paulo as universidades são: UNICEP, UNILUS, FAMESP, FASM, UNILAFO, UNIFRAN, UMC, UNG, UNIP.


Tags: modelo curriculum para a area de radiologia

12 ideias sobre “Curso Radiologia

  1. adelia mateus

    Gostaria muito de fazer um curso de radiologia, moro em sorocaba tenho 43 anos estou desempregada, gostaria de saber se á cursos gratuito ou bolsa de estudo para esta area na UNIP.

    Responder
    1. Fabiana

      Tem o colégio Cimas … Apollo …. um também na rua da penha que não me recordo o nome… entre vários outros…. mas o Apollo eu não acho o melhor…

      Responder
  2. Andréia Millieti

    Quero saber se este curso de radiologia é gratuito, e aonde ele é ministrado,moro em São Paulo,nas imediações do Butantã.

    Responder
  3. Luciene Alves de Moraes

    Óla, bem sou domestica há doze anos e quero mudar de profissão já fiz o curso de auxiliar de consultório dentario e me interecei por Radiologia, moro em Salvador sera que acho uma bolsa se possível me avisem por favor. Obrigada.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *