Curso Radiologia



Esta é uma profissão em que o profissional deverá operar equipamentos de diagnóstico por imagem, conhecido também como radiografias. Estes equipamentos tem muita utilidade na área de saúde e também na engenharia e na indústria. Na medicina, as imagens vistas através da radiografia podem ajudar a identificar alterações no corpo humano, usando exames de raios-X ou de ressonância magnética.

O curso técnico em radiologia capacita o aluno a obter e desenvolver imagens por um equipamento de raio X, com o objetivo diagnosticar determinadas males ou pela prevenção de tratamentos ou doenças. Portanto, o profissional auxilia na realização de exames e no controle dos equipamentos de raios X, tomografias entre outros.

O técnico em radiologia, quando formado, trabalhará na área da saúde e atuará em hospitais e clínicas radiológicas, sob a supervisão de médicos radiologistas, em unidades de terapia intensiva, centros cirúrgicos e unidades de internação e de pronto atendimento. Há também opções de trabalhar em aeroportos, em conjunto com a segurança local e com a Polícia Federal na verificação das máquina de Raio X. Pode trabalhar também em empresas de assistência técnica de máquinas da área, visando o conserto mecânico do aparelho.

O profissional poderá exercer suas funções em processos administrativos relacionados aos segmentos radiológicos, atuar nas indústrias de equipamentos, além de participar de empresas de serviços e de insumos relacionados à radiologia. Suas funções consistirão em: preparar a máquina para uma consulta; programar a operação do sistema de imagens; analisar a imagem do ponto de vista técnico; orientar o paciente como deve se acomodar no equipamento; produzir um relatório descritivo preliminar, visando segurança total do paciente e da equipe de exames no hospital.

O curso exige que o aluno tenha facilidade com a área de estudos biológicos, além de ter responsabilidade, autocontrole, capacidade de trabalhar em equipe, dinamismo, entre outras coisas.

Essa profissão deve ser muito bem analisada, pois, uma vez que a radiação é prejudicial a saúde humana, o profissional deve estar informado sobre todas as precações e cuidados em seu manejo. Em um hospital organizado e estruturado, o profissional não correrá nenhum perigo em relação a radiação da máquina.

Já na engenharia, o radiologista utiliza aparelhos para encontrar estruturas metálicas e tubulações que ficam escondidas sob o concreto. Outra forma de utilizar a radiologia na engenharia é analisar a fuselagem de aviões para encontrar e corrigir possíveis defeitos em sua construção. A radiologia também pode ser usada nas indústrias farmacêuticas e alimentícias, nesse caso o profissional opera fontes radioativas para esterilizar remédios e alimentos. Mas também o profissional poderá pesquisar e desenvolver novas tecnologias que podem estar melhorando a qualidade da imagem e da segurança, através dos aparelhos de radiologia.

A área de radiologia é sempre muito bem requisitada no mercado de trabalho, e atualmente com novas ciências também tem se utilizado a radiologia, por isso vem aumentando cada vez a procura dessa área pelos estudantes, aumentando o número de opções e funções. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) recomenda a contratação de estudantes do curso de radiologia em hospitais, clínicas médicas e laboratórios de análises clínicas, por esse motivo estas são as principais empresas contratantes, apesar de serem tradicionais.

Os estudantes do curso de radiologia podem ter as seguintes responsabilidades: supervisionar operações em hospitais e clínicas médicas, operar equipamentos, poderá ser responsável técnico em clinicas e hospitais. Além de supervisor de radioproteção e radiodiagnostico.

Para você que está interessado em cursar o curso de radiologia no Rio de Janeiro, conheça as seguintes universidades que oferecem o curso: Estácio, UNIGRANRIO, UNESA, USS. Em São Paulo as universidades são: UNICEP, UNILUS, FAMESP, FASM, UNILAFO, UNIFRAN, UMC, UNG, UNIP.


Tags: modelo de curriculum de tecnico de radiologia

12 Comentários

  1. adelia mateus disse:

    Gostaria muito de fazer um curso de radiologia, moro em sorocaba tenho 43 anos estou desempregada, gostaria de saber se á cursos gratuito ou bolsa de estudo para esta area na UNIP.

    • Fabiana disse:

      Tem o colégio Cimas … Apollo …. um também na rua da penha que não me recordo o nome… entre vários outros…. mas o Apollo eu não acho o melhor…

  2. Andréia Millieti disse:

    Quero saber se este curso de radiologia é gratuito, e aonde ele é ministrado,moro em São Paulo,nas imediações do Butantã.

  3. Suellen disse:

    Quero saber se este curso é gratuito… Eu moro em São Paulo zona leste

  4. mayara disse:

    Quero saber se este curso é gratuito em presidente prudente ?

  5. monica disse:

    moro em pernambuco e gostaria de saber o lugar onde posso fazer o curso de radiologia?

  6. elizabeth disse:

    gostaria de saber se tem esse curso gratuido em df por favor me respondem

  7. Adriana Pereira disse:

    Gostaria de saber se tem esse curso no rj gostaria muito de me especializar nessa armador favor me avisa ,obrigada

  8. Luciene Alves de Moraes disse:

    Óla, bem sou domestica há doze anos e quero mudar de profissão já fiz o curso de auxiliar de consultório dentario e me interecei por Radiologia, moro em Salvador sera que acho uma bolsa se possível me avisem por favor. Obrigada.

  9. Ligiane disse:

    Olá boa tarde.. gostaria de saber onde tem esse curso aki em itaja sc, o valor e o periodo?? espero resposta em breve…

  10. Roberta disse:

    gostaria de saber se este curso e gratuito para o estado de goias, quando irao começar as aulad e se ainda tem vagas?

Deixe um Comentário

© 2011 Modelos de currículo 2014 Curriculum Pronto 2014. Todos os direitos reservados.