Curso para Segurança do Trabalho


Artigo Publicado em: Cursos


O curso de segurança do trabalho abrange uma ampla grade curricular onde as instituições de ensino visam desenvolver competências gerais da área no período de dois anos do curso. A aprendizagem prevista para cada período do curso tem como objetivo considerar contextos similares às condições reais de trabalho. Através do uso de novas tecnologias é que será consolidado o campo de atuação profissional para técnicos desta área de conhecimento.

São expostos estudo de casos, proposição de problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, visitas técnicas e trabalho de campo compõem o repertório de atividades.

As matérias do curso para segurança do trabalho normalmente são: Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Higiene Ocupacional e Ergonomia, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Sistema de Segurança e Saúde do Trabalho, Comunicação e Treinamento, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Gerência de Riscos, Empreendedorismo entre outras, variando de instituição.

A matéria de Higiene Ocupacional e Ergonomia pretende capacitar o aluno no campo da segurança e saúde do trabalho, em contato com profissionais da área e visitas a empresas nas quais os técnicos atuam. Ele também realizará técnicas para identificar, prevenir e controlar os riscos ambientais e agentes ergonômicos.

Já o Sistema de Segurança e Saúde do Trabalho ressalta competências voltadas para o controle e a avaliação do Sistema de Segurança e Saúde do Trabalho visando ações educacionais.

A matéria de Ambiente e as Doenças do Trabalho auxiliam na prevenção de acidentes do trabalho e do meio ambiente tendo em vista a promoção da integridade física e mental do trabalhador em conjunto com a preservação do meio ambiente.

O conteúdo de Empreendedorismo desenvolve o aluno no planejamento de negócios a constituição de competências que ajudam na criação de uma empresa e a atuação estratégica na prestação de serviços em segurança e saúde no trabalho.



11 ideias sobre “Curso para Segurança do Trabalho

  1. Leticia Lima

    Como posso fazer minha iscricao e quando ira comecar as iscricoes para esse curso de seguranca do Trabalho.

    Fico no aguardo

    Desde ja agradeco a atencao.

    Att,

    Responder
  2. Gabriel Beck Dato

    Gostaria muito de fazer minha inscrição no curso de segurança do trabalho em Juiz de Fora gratuitamente, como devo proceder? Obrigada, aguardo resposta.

    Responder
  3. Geni Ap. Cassiano de morais

    Tenho cinquenta anos,nao tive oportunidade de estudar quando era pequena, e agora tenho vontade de fazer um curso primeiro para depois me aprimorar melho, por isso gostari de fazer o curso de segurança no trabalho, moro em Catanduvas sc , onde está começando um nesta área, por favor me dee uma oportunidade.Obrigada Geni.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *