Curso MOPP – SENAI, SEST SENAT


Artigo Publicado em: Cursos


O Curso MOPP – Movimentação Operacional de Produtos Perigosos é indicado para pessoas que trabalham como motoristas de produtos em uma empresa. Saber dirigir é importante, mas para poder cumprir esta função é necessário ser feito um curso de especialização completo. Você pode fazer o curso MOPP pelo SEST SENAT, devidamente certificado e normalizado pelo Contran.

Através desse curso, todo funcionário que operar no transporte de produtos, deve fazer esse curso que é produzido do mesmo jeito como quando vamos conseguir a habilitação ou renová-la. E como os exames de CFC, este curso também tem validade e deve ser refeito a cada cinco anos.

O curso MOPP é bem rápido, sua carga horária é de quarenta horas/aula, e algumas auto-escolas facilitam a vida de quem não tem tempo durante a semana: você pode fazer as aulas em dois finais de semana.

Os cursos MOPP abrangem cinco disciplinas obrigatórias: direção defensiva, prevenção de incêndio, elementos básicos de legislação, movimentação de produtos perigosos e o de meio ambiente e cidadania.

O Curso MOPP – Movimentação Operacional de Produtos Perigosos – é um treinamento que todos os motoristas que transportam cargas perigosas, contendo combustíveis e ácidos, devem fazer obrigatoriamente. No curso os motoristas aprendem como fazer uso de extintores, combater incêndios em veículos, além de outras normas e procedimentos padrões. O curso é regulamentado e exigido por lei. Para ter validade, a instituição que oferece o curso, precisa ter a provação do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito.

O curso MOPP tem validade de cinco anos, tendo que ser obrigatoriamente renovado. Após completar a carga horária que gira em torno de 60 horas, o motorista receberá um certificado de conclusão do curso. Além disso, a instituição manda ao DETRAN os dados do motorista para inclusão dos mesmos na sua Carteira Nacional de Habilitação. São oferecidos cursos presenciais e online, desenvolvidos pelos Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Porém é preciso verificar junto ao DETRAN de cada Estado para ver se os cursos online são aceitos. Os certificados oficiais devem conter um carimbo do DETRAN, uma marca d’água em relevo e a foto do motorista para terem validade.

Para quem ainda não possui o curso ou precisa renovar seu certificado, deverá procurar alguma das instituições vinculadas ao SENAI ou SENAT, ou demais entidades autorizadas pelo Departamento de Trânsito. O curso MOPP tem por objetivo atender as exigências da Resolução 168/04/CONTRAN e Portaria 1758/06/DETRAN-SP. Fazem parte do conteúdo programático os seguintes módulos: Legislação de Trânsito; Direção Defensiva; Noções de Primeiros Socorros, Meio Ambiente, Convivência Social; Prevenção de Incêndios e Movimentação de Produtos Perigosos.

Os candidatos podem apenas serem aprovados se tiverem aproveitamento de setenta por cento do total do curso. As avaliações consistem em uma prova escrita e uma prova oral.

O curso pelo SENAI pode chegar a custar até R$200 reais. Você pode acessar o site do SENAI e ler informações a respeito do curso MOPP. O SEST SENAT está em todos os Estados do Brasil e você pode ter mais informações sobre as unidades através do link: www.sestsenat.org.br/Paginas/Unidades.


Tags: curso mopp senai,curso mopp sest senat,programacao sest senat porto alegre 2017 curso mopp,quanto custa o curso mopp

10 ideias sobre “Curso MOPP – SENAI, SEST SENAT

  1. Lázaro Elveci de Oliveira

    Preciso de saber se um motorista qe uma vez por mês transporta em torno de 100 a 200 litros de combustível em tambor, legalmente precisa de fazer o curso de MOP?
    Obrigado.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *