Curso Mergulho


Artigo Publicado em: Vagas Abertas


O litoral brasileiro é um dos mais belos do mundo, e oferece uma paisagem maravilhosa, não apenas na costa, mas também embaixo da água. Além das diversas praias do país nós ainda temos varias bacias hidrográficas e locais em que é possível a prática de mergulho, uma atividade que está ganhando cada vez mais adeptos, seja de cunho pessoal, pois se trata de um esporte que é amado e adorado por muitos brasileiros, ou de cunho profissional, pois no Brasil há empresas enormes que necessitam de mergulhadores profissionais, como é o caso da grande empresa de petróleo Petrobrás que paga salários astronômicos para bons mergulhadores interessados no serviço.

O mergulho é uma técnica que deve ser realizada apenas por pessoas treinadas para evitar acidentes, usando também equipamento adequado para a atividade, como cilindro de oxigênio e roupas especiais. É importante ressaltar que apesar de utilizar todo o equipamento necessário, o mergulho não deixa de ser uma arte muito perigosa que pode fazer mal à saúde, principalmente nos casos em que há um profissional do ramo, pois a prática tão recorrente de mergulhos tão profundos gera a longo prazo, um prejuízo na saúde do trabalhador, fazendo com isso, que sua aposentadoria chegue mais rápido do que a de outros trabalhadores normais que não estão sujeitos à insalubridade.

Para obter o preparo necessário para a prática de mergulho, o ideal é que o interessado procure escolas de mergulho. Essas escolas podem ser encontradas facilmente em cidades litorâneas, principalmente as que possuem grande fluxo de turistas e mar calmo. No entanto antes de começar a fazer o curso o aluno deve checar as informações da escola, se os instrutores zelam pela segurança dos alunos e se todos os equipamentos estão em bom estado, ainda é necessário procurar por instituições adequadas caso a pessoa interessada queira se tornar um mergulhador profissional, pois deve aprender mais coisas do que um mergulhador por hobby.

Escolas de mergulho

No estado de São Paulo, por exemplo, é possível encontrar boas escolas de mergulho no litoral. As escolas que oferecem o curso estão cadastradas na SSTA (sigla para Superintendência da Segurança do Tráfego Aquaviário).

Portanto não inicie um curso em uma escola que não esteja cadastrada no SSTA, pois ela pode não cumprir todos os requisitos de segurança necessários para a prática do mergulho.

Uma das melhores escolas da modalidade está em Santos, e é o Centro de Instrução e Adestramento Almirante Atilla Monteiro Aché. Durante o curso o aluno aprende como mergulhar em diversos níveis.

Outro local que ensina a mergulhar é o Divers University, e também o SENAI, mas apenas em unidades situadas em locais em que o mergulho é possível.

Não deixe de procurar boas escolas de mergulho para aprender mais sobre esta técnica e desfrutar de mais atividades e diversões!

Existem vários cursos diferenciados, sejam estes para acumular algum conhecimento, podendo ser voltados para uma carreira profissional ou somente para a área de lazer, agradando a todo tipo de público e atendendo as suas expectativas e objetivos.

O curso de mergulho deve ser feito por pessoas que mergulhem tanto por prazer, quanto por sua carreira profissional, onde há a necessidade de saber os passos corretos para evitar acidentes e fazer com que a prática seja algo agradável.

Existem diversas escolas de mergulho espalhadas por todo o mundo, onde em São Paulo é possível encontrar nas áreas que possuem praias, ou seja, a litorânea, onde a mais famosa instituição que oferece este curso para a população chama-se SSTA (Superintendência da Segurança do Tráfego Aquaviário), onde todas as escolas, obrigatoriamente, devem estar cadastradas neste programa para que sejam confiáveis.

O SENAI, escola considerada por grande parte da população uma das melhores, também oferece o curso de mergulho, porém em somente algumas unidades específicas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *