Curso Mecânica


Artigo Publicado em: Cursos


Se profissionalizar e ter sucesso na carreira profissional é o objetivo da maioria das pessoas que estão batalhando por uma vaga no mercado de trabalho. Sendo assim, é de extrema importância escolher direito o curso que será feito, uma vez que, ele terá papel fundamental para seu desenvolvimento.

O curso de mecânico, por exemplo, é um dos cursos mais concorridos do mercado. Isso porque, é uma das profissões que mais crescem no país, já que o mercado automotivo está em constante desenvolvimento e assim, necessitando cada vez mais de profissionais da área que supram a necessidade do mercado.

A mecânica é uma área muito vasta, portanto existem diversos cursos que podem ser realizados nesta área, oferecendo posteriormente oportunidades de trabalho para os alunos formados.

É possível fazer curso de mecânica industrial, de mecânica automotiva, para motos entre outros. Todos esses cursos podem ser encontrados facilmente em colégios técnicos ou profissionalizantes, ou até mesmo em mecânicas.

O SENAI por exemplo, oferece diversas modalidades de cursos voltados para a área da mecânica. Para que o candidato possa fazer o curso, basta se candidatar e será possível realizar um dos melhores técnicos ou profissionalizantes do país.

Depois de fazer o curso será possível encontrar estágio e possivelmente até emprego fixo em diversos locais de trabalho, dependendo da área da mecânica escolhida pelo aluno.

Nos cursos de mecânica automotiva, o aluno aprende todos os requisitos de segurança para trabalhar com manutenção de motores e peças automotivas. Aprende também como consertar diversas partes do carro, possibilitando o conserto do automóvel.

Já nos cursos de mecânica industrial o aluno estará apto também a trabalhar na função com toda a segurança e competência necessários para que as máquinas e peças da empresa tenham a qualidade necessária.

Muitas mecânicas em varias cidades também oferecem cursos de mecânica básica para mulheres, visando ensinar o básico para que as mulheres entendam um pouco mais sobre o funcionamento do próprio carro.

A maioria dos cursos possui carga horário de até 150 horas, e alguns exigem estágio para conceder o certificado de conclusão. Cursos técnicos são mais longos e exigem estagio ou equivalência, e oferecem uma formação mais completa.

Os cursos do SENAI são bem reconhecidos e possibilitam uma formação ampla para o aluno. Caso o interessado deseje fazer o curso de mecânica pelo SENAI, deve acessar o site pelo endereço www.senai.br, e através deste site consultar a unidade mais próxima à sua residência.

As pessoas que se interessam em fazer o curso de mecânica precisam saber que além de muita vontade, o talento é um ponto forte e que garante vantagem sobre os demais candidatos da área.

Quem faz o curso de mecânica tem quem colocar a mão na massa literalmente, pois a vivência com motores, peças e principalmente a graxa é constante no dia a dia de cada trabalhador dessa área. Sendo assim, é preciso ter muita dedicação e gosto pelo que faz, uma vez que, ser um mecânico exige muito esforço físico.

Várias instituições oferecem o curso de mecânico de forma gratuita. Isso faz com que o curso seja acessível a todos os grupos da sociedade. No entanto, quem preferir fazer o curso em uma instituição paga deve procurar a data de inscrição de seus vestibulares, uma vez que, as vagas são concorridas e muitas delas acabam necessitando de um processo seletivo para que as vagas sejam preenchidas de forma correta.

O tempo de duração do curso varia de acordo com o local onde o curso é realizado, porém o mais comum é que o curso tenha uma duração média de um ano e meio no máximo. Tempo suficiente para que o aluno aprenda toda a parte didática e ganhe alguma experiência na área.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *