Curso Marcenaria


Artigo Publicado em: Cursos


O curso de marcenaria é indicado para todos os que desejam aprender a trabalhar a madeira e criar lindas peças artesanais, sejam móveis ou objetos de decoração. A arte da marcenaria surgiu há muitos anos atrás e antigamente era passada em pequenas oficinas, em que os mestres ensinavam seus discípulos a trabalhar com a madeira.

Hoje em dia no entanto é possível encontrar cursos que ensinam os alunos todas as técnicas necessárias para construir belos objetos em madeira, permitindo que este aluno tire o seu sustento da venda das peças esculpidas em madeira.

É possível encontrar na internet diversos cursos de marcenaria gratuitos, mas esses cursos geralmente oferecem apenas a apostila para que a pessoa aprenda a teoria de como trabalhar e esculpir a madeira, quais técnicas utilizar e até mesmo que ferramentas deve utilizar para obter seu intento.

Mas o ideal é procurar uma escola que ofereça o curso presencial, permitindo que o aluno entre em contato com os diferentes tipos de madeira, com os laminados industrializados, o MFD, as folhas de madeira, o aglomerado entre diversos outros tipos de material que podem ser usados como matéria prima na profissão de marceneiro.

Outra preocupação que qualquer curso possui é o de ensinar o aluno a trabalhar com marcenaria em segurança, pois durante o trabalho o artesão vai utilizar diversas ferramentas de corte, polimento e lixas, e elas podem provocar ferimentos se não forem bem administradas.

O SENAI oferece um excelente curso de marceneiro, que ensina o aluno a desenvolver projetos baseados em especificação, a criar móveis sob medida ou realizar restaurações em objetos de madeira que estejam com algum problema, entre outras atividades que o marceneiro deve conhecer.

Para conferir o curso e verificar as unidades em que estão disponíveis basta acessar o site do SENAI disponível no endereço http://www.senai.br.

Existem diversos tipos de profissionais diferenciados onde cada um deve atuar na área de seu interesse, colaborando com produtos ou serviços para que todos os brasileiros consumam os mesmos ou desfrutem dos benefícios apresentados.

Para quem quer entrar na área de criação de móveis em madeira, entre outras especificações possíveis, é possível, e necessário, fazer um curso específico de marcenaria, onde você aprenderá habilidades e teórias ensinadas para este ramo.

Há diversos cursos disponibilizados na internet, onde um deste é o de marcenaria, onde normalmente são gratuitos, porém somente ensinam a teoria, disponibilizando uma apostila, não sendo totalmente completos e indicados para um profissional que não possua nenhuma experiência e queira seguir na área.

Existem diversas escolas que oferecem este curso, onde é possível encontrá-las mediante a uma busca na rede, onde uma das instituições consideradas mais consagradas é o Senai, que ocasionalmente abre vagas para este ramo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *