Curso LIBRAS


Artigo Publicado em: Cursos


A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é uma linguagem utilizada pela comunidade de surdos e de mudos no Brasil. As Línguas de Sinais (das quais a LIBRAS faz parte) possuem estrutura gramatical própria e podem conter regionalismos e alterações de acordo com o uso, assim como outras línguas humanas.

As Línguas de Sinais possuem como níveis linguísticos a fonologia, a morfologia, semântica e sintaxe, se distinguindo das outras línguas apenas devido ao fato de ser visual-espacial. Ou seja, quem aprende a falar LIBRAS aprende outra língua assim como o inglês.

LIBRAS
Os sinais usados em LIBRAS são compostos por uma combinação de configuração, movimento e espaço, ou seja, o modo como a mão é posicionada, o local em que é posicionado e o movimento que faz são responsáveis por expressar a ideia desejada.

A configuração é o modo como a mão é posicionada, por exemplo se está fechada, espalmada, entre outros. Uma configuração pode ter sentidos diferentes se a pessoa o fizer sem movimento ou movimentando as mãos, assim como o sentido de movimentação também faz diferença. A posição da mão em relação ao corpo é outro fator determinando do sentido do sinal.

Cursos de LIBRAS

cursos de libras disponíveis, tanto em instituições, de maneira presencial, quanto pelo meio online. A partir disso, a escolha de como deve ser as aulas depende da pessoa, pois é válido ressaltar que é um curso que necessita de atenção e muita prática, semelhante a qualquer outro curso de idiomas. Caso esteja com o tempo escasso, a opção de ensino a distância será mais indicado.

A inclusão de deficientes auditivos no mercado de trabalho, também, é uma atitude positiva, qual trata a deficiência como se fosse algo secundário, pois a partir de uma comunicação estabelecida entre ambas as partes, não haverá problemas de entendimento e conversação.

Várias instituições de ensino oferecem cursos de extensão em LIBRAS para seus alunos e corpo docente, para facilitar a comunicação entre surdos e não surdos. Com o sucesso da iniciativa e a crescente procura pelo aprendizado de Libras outros locais começaram a oferecer o curso, e é possível encontrar o curso inclusive online.

O curso pode ser encontrado em vários locais, como faculdades e demais instituições de ensino, centros de integração e programas sociais. Duas das instituições que oferecem o curso são:
– FATEC Indaiatuba: o curso é oferecido pelo Núcleo de Estudo de Línguas, geralmente no período de setembro a dezembro: http://fatecidnel.wordpress.com.

– SENAC: as unidades de Consolação, Lapa e Limeira possuem curso regular de Língua Brasileira de Sinais 1. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site www.senac.br, procurando pela unidade mais próxima à sua residência.

Entre os cursos online disponíveis para quem deseja aprender LIBRAS estão:
– Libras 24h: disponível no endereço http://www.libras24h.com.br/inscricao.htm, o Libras 24h fornece material didático, módulos para aperfeiçoamento e teste, e Línguas de Sinais Americana. O curso é pago por módulo.

– Acesso Brasil: o site na realidade é um Dicionário de LIBRAS, que apresenta os sinais e seus significados. O site pode ser acessado no endereço www.acessobrasil.org.br/libras/.



Uma ideia sobre “Curso LIBRAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *