Curso Gastronomia


Artigo Publicado em: Cursos


O Curso de Gastronomia é ideal para pessoas que apreciam a culinária e gostam de preparar pratos diferentes e saborosos. Este curso prepara seus alunos para diversos segmentos do mercado, permitindo que trabalhem em restaurantes, cozinhas de hotéis, cozinhas industriais, estabelecimentos próprios, buffets entre outros.

O aluno que faz o curso de gastronomia estará preparado para lidar não apenas com a culinária de seu país, mas também com a culinária de outras culturas, enriquecendo seu conhecimento.

O curso de gastronomia não era um tipo de curso que era considerado um curso tradicional ou que era sonho de vida das pessoas. No entanto, de alguns anos para cá, o curso ganhou popularidade entre amantes da boa cozinha, principalmente entre os mais jovens. Sendo assim, passou a ser bastante disputado e lecionado em diversas escolas espalhadas por todo o Brasil.

O curso não ensina, somente, a pessoa a cozinhar. Ele ensina tudo que se deve saber sobre uma cozinha, desde o modo de se usar os utensílios mais simples da cozinha até o modo de fazer o corte certo em cada tipo de carne. Isso fará com que o aluno saia preparado para atuar em qualquer cozinha, uma vez que, dominará todas as técnicas e assim, poder se tornar um grande chefe de cozinha.

Confira as principais habilidades desenvolvidas durante um curso de gastronomia:
– Habilidades para elaborar e executar projetos gastronômicos.
– Habilidade para prestar consultoria em gastronomia.
– Desenvolver técnicas apropriadas para a culinária, sabendo empregar as ferramentas e ingredientes para criar pratos.
– Planejar eventos gastronômicos, assim como capacidade de organizar e implementar o projeto planejado.
– Capacidade de gerenciar cozinhas e até mesmo empresas de alimentação, e de elaborar cardápios de acordo com o objetivo do comércio.
– Conhecer as regras de higiene pessoal e dos utensílios utilizados durante o preparo dos alimentos, assim como conhecer a forma correta de manipulação, armazenamento e preparo dos alimentos.

No entanto, se engana quem acha que o curso é barato e acessível para todas as pessoas. Isso porque, não existe nenhuma escola que dê o curso na forma gratuita. No máximo que um aluno carente pode conseguir é uma bolsa de estudos parcial ou com muita dificuldade a total, porém não é tradicional e nem tão fácil de conseguir.

Se você tem interesse em uma bolsa de estudo, procure em instituições como o SENAC que costumam dar algumas bolsas de estudos no começo do ano. Porém, se você não conseguir alguma forma de desconto ou bolsa de estudos, se prepare para desembolsar uma boa grana com as mensalidades, uma vez que, o curso de gastronomia não é um curso barato e assim, se torna pouco acessível para a grande maioria das pessoas.

Fazer um curso de gastronomia lhe dará uma visibilidade mundial e ao terminar o curso, você pode ganhar as cozinhas do mundo e trabalhar em qualquer restaurante que desejar, basta se empenhar para ser o melhor no que faz.

Cursos de Gastronomia

Existem diversos cursos que preparam o profissional para atuar com gastronomia. Um deles é da UNIP (Universidade Paulista), que oferece graduação tecnológica.

O curso tem duração de 2 anos e ensina todos os elementos necessários para que a pessoa se torne um gastrônomo de sucesso. Para saber mais sobre o curso e turmas disponíveis acesse o site http://www.unip.br/ensino/graduacao/tecnologicos/tur_hotel_gastronomia.aspx.

Já a Escola de Gastronomia Nicolau Rosa oferece cursos livres tanto para gastrônomos iniciantes quanto para gastrônomos mais experientes. O curso ensina como preparar diversos pratos, tanto para a entrada, refeição principal e até mesmo a sobremesa.

Para conferir o curso da Escola de Gastronomia Nicolau Rosa, acesse o site http://www.nicolaurosa.com.br. O SENAC também oferece o curso e gastronomia, preparando o aluno para atuar com culinária em diversos tipos de estabelecimentos. Para verificar se o curso está disponível em sua cidade ou região, acesse o site http://www.senac.br.

Uma das melhores escolas de gastronomia do país fica no Grande Hotel SENAC de Águas de São Pedro (SP). Saiba mais sobre essa escola no site www.sp.senac.br/campusaguasdesaopedro



4 ideias sobre “Curso Gastronomia

  1. luciana

    só que eu me interesso muito nessa área de gastronomia.Tenho curiosidade em aprender tudo que enriqueça o meu conhecimento sobre gastronomia!!!

    Responder
  2. patricia alves

    amo gastronomia, tudo a ver comigo, se for gratis, e tiver em niterói, to dentro, com certesa, farei o curso gastronomico sim, aguardo a resposta de vcs.

    Responder
  3. Henrique Fernando

    Olá, gostaria de participar do grupo de gastronomia, como faço para informações mais precisas e incrição, aguardo respostas. Grato.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *