Curso Eletricista


Artigo Publicado em: Cursos


O curso de eletricista capacita o estudante para trabalhar em diversas áreas de atuação, como, em empresas que fabricam máquinas, aparelhos e materiais elétricos e eletrônicos e equipamentos de telecomunicações, além de em empresas de manutenção, geração, distribuição e transmissão de energia elétrica.

Para fazer um curso de eletricista é necessário ter concluído o ensino médio ou um curso tecnólogo nas áreas de eletrônica ou telecomunicações. Essas exigências auxiliam em um melhor aproveitamento do curso.

O estudante torna-se apto para interpretar desenhos técnicos de fiação elétrica, além de instalar e fazer manutenção de equipamentos, realizar reparos ou substituir equipamentos elétricos com problemas, manutenção de máquinas elétricas, testar a segurança de serviços elétricos, registrar histórico de problemas com equipamentos e o reparo que foi executado.

A grade curricular será focada em disciplinas como matemática, física, química e informática. Além de aulas de eletrônica, eletrotécnica e automação, com o desenvolvimento de projetos e a otimização de diversos circuitos.

De acordo que adquire experiência, o profissional deve desenvolver outras habilidades também como: facilidade em resolver problemas; instalar fios, cabos e equipamentos elétricos; saber usar ferramentas de teste; reparar e substituir equipamentos elétricos; fazer cálculos; saber se comunicar, ouvir e registrar; e ter conhecimento em informática para uso do computador.

Atualmente, as empresas procuram por profissionais que tenham raciocínio lógico, que seja ágil para projetar, desenvolver e implantar circuitos e equipamentos eletrônicos e de telecomunicações; que seja comprometido com os objetivos da empresa; e que busque crescimento e aperfeiçoamento profissional, pois, para se destacar na carreira e apresentar um bom rendimento nas atividades, é preciso se demonstrar interessado pelo serviço, além de manter-se atualizado sobre novas técnicas e tecnologias; geralmente, são solicitados para trabalhar até 40 horas por semana e em finais de semana.

Geralmente, o profissional formado no curso de eletricista trabalha em laboratórios, com equipamentos de teste e programas de computador para simulação, analisando propostas técnicas, instalando, configurando e inspecionando sistemas e equipamentos.

Atividades como desenvolver e implantar redes de alta tensão para transmissão de energia são essenciais, pois é fundamental quando ocorrem blecautes.

A remuneração inicial média para um eletricista oferecida no mercado de trabalho chega a R$ 1.159,28.



Uma ideia sobre “Curso Eletricista

  1. Josimar

    quais são os cursos gratuitos que estão disponíveis no SENAI de Santos (Se houver quais são os horários?e os dias da semana?)
    Agradesço se reponderem

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *