Curso Departamento Pessoal


Artigo Publicado em: Cursos


O curso de departamento de pessoal acrescenta excelentes conhecimentos a profissionais que atuam na área de recursos humanos. Pessoas com graduação em Administração de Empresas e que trabalhem ou tenham interessa na área podem adquirir excelentes conhecimentos ao fazer esse curso, trata-se de uma área de demasiada importância para o ramo da administração, pois sem que haja uma equipe de recursos humanos preparada, disposta e eficiente a empresa certamente estará fadada ao fracasso em um espaço bem curto de tempo. Ele é oferecido como um curso de extensão (como se fosse complementação) e diversas escolas estão habilitadas para ministrá-lo. Vale destacar que hoje já se encontra um curso de gestão de pessoas como graduação propriamente dita e não como complementação, esse curso ainda não chegou às universidades públicas, mas aparece bastante entre as universidades particulares.

Departamento de pessoal é uma pequena parte do grande universo da gestão de pessoas, é a parte mais exata da área, onde a psicologia cede o lugar para a matemática em seu estado mais puro e simples, por isso é bom que a pessoa a cursar não tenha medo da disciplina.

Normalmente, o pré-requisito para cursá-lo é ter conhecimento de matemática básica e saber cálculos de porcentagens, o que é algo elementar para os profissionais da área. Normalmente o curso funciona através de aulas práticas, em que cada conceito é executado por meio de exemplos dirigidos e atividades práticas, fazendo com que a aprendizagem seja reforçada. A idéia é que o aluno esteja preparado para conseguir realizaras principais atividades do dia-a-dia de um departamento pessoal, e agir conforme as principais diretrizes do Direito do Trabalho. O que também compõe uma grande parte do trabalho, pois o sujeito utilizará conhecimentos matemáticos para aplicar de acordo com as leis trabalhistas, sendo uma perfeita mistura harmônica entre o ramo da matemática e o ramo do direito do trabalho.

Geralmente as principais tarefas são as seguintes: ter a responsabilidade de fazer pagamentos corretos de férias e de décimo terceiro Salário, cumprir com as leis trabalhistas, desenvolver contratos de trabalho e admissão e demissão de funcionários de diversas categorias. os valores cobrados pelo curso de departamento pessoal variam bastante, podem ser caros, baratos e até de graça, dependendo de onde são ministrados. Escolha um local que você já conheça ou que tenha indicações, pois nada é mais frustrante do que investir tempo e dinheiro em um curso que agrega pouco ou nada.

O conteúdo programático dos cursos de departamento pessoal englobam os seguintes tópicos: FGTS, falta grave, aviso prévio, homologação, insalubridade e periculosidade, cálculo de verbas rescisórias, causas de afastamento, rescisão do contrato de trabalho, férias, férias coletivas, remuneração durante o período de férias, folha de pagamento, adicionais, remuneração, descanso semanal remunerado, poder disciplinar do empregador, compensação de horas, hora extra, adicional noturno, PIS/PASEP, documentação na contratação, etc.

Há diversos cursos disponíveis que podem ser complementares para diversas áreas profissionais, podendo ser realizados por diferentes profissionais de carreiras distintas, oferecendo uma base de diversos pontos importantes para a vida de toda pessoa que esteja no mercado de trabalho.

O curso de departamento pessoal pode auxiliar, principalmente, os profissionais que atuam na área de recursos humanos, porém este possui um foco mais voltado para a matemática e não no ramo de psicologia, assim, os estudantes que desejarem participar deste tipo de curso deverão, no mínimo, possui conhecimentos básicos de matemática para profissionalizar-se.

O curso de departamento pessoal irá ensinar os alunos que desejam ingressar ou aprimorar-se ainda mais na área como fazer pagamentos, contratos e estipular alguns valores da forma correta dentro de uma empresa, onde o mesmo irá oferecer diversos itens para que uma pessoa consiga aprender a fazer cada passo que será exercido em suas funções, assim como cálculos de décimo terceiro, folhas de pagamento, construções de contrato, planejar o período de férias dos funcionários, etc.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *