Curso de Marketing


Artigo Publicado em: Cursos


Quando falamos em Marketing, pensamos, o Marketing de tal empresa é muito bom, porque atrai muito cliente por causa daquele comercial que eu vi na TV.

Esqueça! Vamos desconstruir, isso é propaganda, Marketing é outra coisa, mais abrangente mais eficiente e mais complexa, porém, vital.

Para entendermos de Marketing, pelo menos uma noção, vamos ver o esquema que o divide entre os 4Ps.
O primeiro P é o Product, pois Sim, O Marketing pode e muitas vezes é responsável por desenvolver um novo produto baseado nas necessidades dos clientes de certa empresa, por exemplo, verificar que os compradores da Coca-Cola estavam preocupados em engordar, então apareceu a Coca Zero, isso sim é Marketing.

Outro ponto é o chamado Place, que é traduzido erroneamente e propositalmente como praça, pois se fossemos traduzir ao pé da letra seria lugar, não é isso que quer dizer. É o canal de distribuição, por exemplo, uma certa empresa percebeu que poderia muda a praça do seu produto, que no caso são os antivírus, então, ao invés de vende-lo nas prateleiras da lojas, ela passa a comercializa-lo online. Assim, outras empresas seguem a mesma linha, por exemplo, as editoras, que comercializaram livros de modo online, isso sim é Marketing, especificamente Place.

Outro ponto que vamos ver é o chamado Price, ou traduzindo para o português, temos o que chamamos de preço. Sim, isso é tarefa do pessoal de Marketing. Determinar o quanto um cliente estará disposto a pagar por tal produto. A certeza de que um cliente vai pagar mais de três reais por uma Heineken podendo comprar uma Skol pela metade do preço, isso sim é Marketing.

Depois temos o Promotion, que não quer dizer promoção exclusivamente, quer dizer o modo como você vai divulgar, ou seja promover o seu produto, sendo que atualmente a forma de propaganda mais bem aceita é chamada de merchandising cultural, que insere o produto no enredo de um filme, ou uma novela.
Para entendermos um pouco mais de Marketing podemos optar por uma graduação como Administração, ou um curso especifico dessa área, sendo que o caminho mais eficiente é uma graduação em uma área próxima, como administração e um mestrado em Marketing, mas existem bons cursos, como por exemplo a FGV.



3 ideias sobre “Curso de Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *