Curso de Georreferenciamento


Artigo Publicado em: Cursos


O georreferenciamento é a descrição precisa de um imóvel rural que contém suas características, limites e confrontações. Em 2005, o georreferenciamento se tornou obrigatório. O INCRA exige que todas as propriedades tenham as coordenadas dos limites da propriedade relacionadas no seu cadastro. Além do levantamento de dados, os profissionais que fazem o georreferenciamento são responsáveis por fazer cálculos, analisar os documentos, projetos e desenhos, de acordo com as normas legislativas. Tais dados são enviados para o cartório de registro da propriedade e para a Receita Federal. Todas as propriedades são obrigadas a fazer o georreferenciamento.

Engenheiros civis, agrimensores, arquitetos, agrônomos e geógrafos podem fazer cursos de especialização em georreferenciamento. No treinamento, os profissionais irão aprender a como usar o GPS, aparelhos específicos de precisão para o georreferenciamento de imóveis rurais, bem como obter conhecimentos em geodésia prática e no uso da imagem de satélite. Fazem parte do programa de curso as seguintes matérias: cartografia e projeções cartográficas; ajustamento das observações; métodos e medidas de posicionamento; sistema de posicionamento global; sistema de referências; topografia aplicada ao geoprocessamento e ética e legislação.

Também serão abordados no curso os seguintes tópicos: metodologia para a determinação do ponto de apoio; ajustamento das coordenadas da base de apoio; qualidade no ajustamento do ponto de apoio; determinação de coordenadas de pontos sob árvores com o uso do GPS; software de georreferenciamento de imagem de satélite; conversão de amarrações topográficas em geodésicas; padrões de desenhos, memoriais e relatórios técnicos; além de exercícios práticos. Após realizarem o curso, os profissionais deverão fazer o credenciamento no INCRA para se tornarem habilitados para trabalhar com o georreferenciamento.

Em média, os profissionais interessados no curso terão um investimento de aproximadamente R$ 650,00, com carga horária de 380 horas. O curso é oferecido na modalidade presencial. Diversas instituições oferecem este curso, em especial as faculdades que possuem cursos de engenharia. A FEAMIG – Faculdade de Engenharia de Minas Gerais oferece diversos programas de capacitação em georreferenciamento.



2 ideias sobre “Curso de Georreferenciamento

  1. Beni

    …A tempo estou tentando fazer esse curso de extensão, sou dá área, mas não sou habilitado a executar o Geo. Por gentileza me passe mais informações, para que eu possa inscrever-me.

    att. Beni

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *