Curso de Eletrônica


Artigo Publicado em: Cursos


Fazer um curso de eletrônica pode ser a melhor forma de adquirir o conhecimento necessário para tornar-se um profissional de nível técnico. Trabalhar com eletrônica pode ser bastante rentável e com algum tempo de experiência, o trabalho torna-se bem gostoso de fazer.

Montar trilhas, equipamentos eletrônicos e consertos de diversos tipos. Eletrônica é um mundo sem fim. Com o conhecimento bem afiado, o trabalho torna-se bem mais fácil. Com a tecnologia presente no dia a dia das pessoas, a área ganhou um grande valor. Por ser uma área que serve diversos setores, é um mercado bastante abrangente. Trabalhar com televisores, celulares, robótica, criação de circuitos elétricos para sistemas de segurança, informática e muito mais.

O conhecimento para trabalhar com eletrônica é bastante vasto e exige lógica da parte do interessado. Mas com a informação e prática, qualquer coisa é possível. O mercado eletrônico no Brasil é cada vez maior e a necessidade de profissionais capacitados também torna-se fundamental. O curso ensina desde assuntos como fórmulas para encontrar valores de resistência, voltagem, impedância, entre outros, lógica para a montagem de circuitos eletrônicos, resolver sistemas defeituosos e muito mais.

O curso de eletrônica é um curso de caráter técnico, sendo que para cursá-lo é necessário ter concluído o ensino médio. O curso é direcionado também a todas as pessoas interessadas em atuar no setor de manutenção de sistemas eletrônicos, assim como para profissionais que já estão no setor ou que desejam se aprimorar.

O profissional formado em curso de eletrônica se torna capacitado no desenvolvimento de projetos, instalações e manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos. Ele também realiza medições e testes com equipamentos eletrônicos e analisa procedimentos de controle de qualidade e gestão da produção de equipamentos eletrônicos. Com competência no setor, o profissional realizará desde o desenvolvimento de projetos e manutenção de equipamentos eletrônicos de som e imagem, microcomputadores, terminais de telecomunicação, além de interpretar desenhos, esquemas e projetos de circuitos eletrônicos.

A área de atividades se torna ampla com a oportunidade de realizar consertos de aparelhos eletrônicos, fazer manutenções preventiva e preditiva dos equipamentos, desenvolver dispositivos de circuitos eletrônicos entre diversas outras atividades. O profissional atuará em empresas que fabricam máquinas e equipamentos, componentes elétricos, eletrônicos, microcomputadores e equipamentos de comunicações, em laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa, além de empresas que prestam assistência técnico-comercial.

A estrutura dos cursos de eletrônica, geralmente, segue a mesma regra e matriz e são divididos em 3 principais módulos, tais como, Fundamentos para Eletroeletrônica, Instalador e Reparador de Circuitos Eletrônicos e Microcomputadores e Assistente em Eletrônica e Comunicação de Dados. Durante o curso o aluno terá contato com eletrônica em geral e aprenderá sobre todas as áreas dela como eletrônica analógica, eletrônica industrial, eletrônica aplicada, microprocessadores e técnicas de gestão. Dependendo do curso e da instituição, a ênfase das disciplinas poderá predominar sobre automação ou telecomunicações.

A grade curricular necessariamente deve ter todas as técnicas e variações sobre eletrônica. São abordadas as definições sobre a eletrônica, componentes usados na eletrônica, estudo dos semicondutores, parâmetros e estudo dos quadripolos, polarização e estabilização dos transistores, amplificadores de múltiplos estágios, frequência de corte e de transição e amplificadores realimentados.

Se você já trabalha com eletrônica ou busca ter como profissão, procure uma instituição que ofereça as condições e a informação. Procure começar do básico para entender o funcionamento da eletrônica e no que ela se baseia. Dessa forma, ao encontrar problemas que não foram ditos na aula, através da lógica e com uma boa base, os problemas serão resolvidos com uma facilidade maior. Os cursos vão desde o básico ao ensino superior.

A profissão é bastante importante e pode ser bastante rentável, com o conhecimento e uma boa base para adquirir a experiência, tornar-se um profissional capacitado está ao seu alcance.

A remuneração inicial de um profissional em eletrônica chega a R$ 1.409,22.



9 ideias sobre “Curso de Eletrônica

  1. daniela

    Oi, gostaria de saber como funciona os cursos do senai, quero saber se é gratuito, quando posso fazer a minha inscrição, qual o horário do curso, onde fica, e qual o tempo de durabilidade do curso. Obrigada.

    Responder
  2. Damião Cláudio de Arantes

    Eu preciso de uma formação pra poder volta às atividade de trabalho na área de eletrônica fazer esses cursos não posso mais trabalhar na mesma atividade por motivo de uma enfermidade gostaria de me especializa já conclui o terceiro ano como porco ta fazendo pro fazer esses cursos gratuito obrigado que Deus abençoe a todos.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *