Currículos para cada fase de carreira


Artigo Publicado em: Modelos de Currículo


Um dos grandes erros que se pode cometer em um currículo é o fato de achar que um mesmo currículo pode ser usado tanto para quem está começando à carreira quanto para quem possui um cargo elevado na carreira, o que não é verdade, ou seja, assim como a vida profissional tem mudanças, o seu currículo deve acompanhar estas mudanças também.

O currículo é um documento que mostra toda a vida profissional de uma pessoa e que com o passar do tempo sofre mudanças, pois a vida profissional muda também, pois há demissões, empregos temporários, promoções e tantas outras coisas que devem estar descritas em um currículo.

Um dos erros mais clássicos para quem está em ascensão na carreira profissional é achar que somente colocar o que acontece na sua vida profissional em um currículo é suficiente, o que não é verdade, pois a forma como se coloca é o que faz a diferença, pois no caso de um profissional em fim de carreira não é tão importante informações de inicio de carreira, ou seja, para cada fase da carreira é de suma importância fazer um currículo condizente com cada situação.

Abaixo as dicas de como fazer o seu currículo de acordo com a sua posição na vida profissional:
• Para quem não tem experiência: para quem nunca trabalhou e está na faculdade coloque todas as experiências em relação ao emprego que deseja como viagens culturais, atividades extracurriculares, não vale colocar matéria de faculdade.

• Treinee: caso esteja atrás de um estágio destes, procure listar todas as suas atividades em que mostrou seu lado líder, além de sua experiência profissional, além de mostrar o seu diferencial.
• Poucos anos de carreira: um currículo bem curto e com informações importantes fazem toda a diferença, mas tome cuidado para não esquecer informações importantes, como em um emprego que teve um bom cargo de liderança.

• Para quem tem uma grande experiência no mercado e com uma boa posição no mercado: só o fato de ter um cargo alto dispensa muitas apresentações, tanto que o currículo não precisa ser muito extenso, ou seja, foque no seu cargo e nas suas habilidades.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *