Currículo Modelo Europeu


Artigo Publicado em: Modelos de Currículo


O currículo europeu foge dos padrões do brasileiro, uma vez que, tem um padrão de formatação totalmente diferente do que usamos aqui. Sendo assim, se você quer trabalhar em uma empresa da Europa, você precisará fazer seu currículo conforme o padrão abaixo.

O currículo é a sua apresentação no momento de uma candidatura á uma nova oportunidade de emprego. Aqui no Brasil, costumamos elaborar currículos sucintos e o mais direto possível. Em caso de você querer se candidatar à uma empresa fora do Brasil ou vai precisar apresentar o documento para concorrer algum tipo de bolsa de estudo, tem que atentar para algumas particularidades. Dependendo do país, seu currículo será elaborado de forma diferente. Isso facilita e melhora bastante sua candidatura. Então se você quer sair na frente de seus concorrentes, saiba como elaborar seu currículo no modelo Europeu.

Antes de tudo saiba que você estará fazendo um currículo para outro país, então atente para o idioma do local para onde você enviará sua candidatura e traduza seu documento de acordo com o país que ele será encaminhado. O modelo é o mesmo para toda a Europa, porém existem países com línguas diferenciadas e você deve atentar para esse detalhe. Não envie currículos em inglês somente, pois isso o faz perder pontos caso o país em questão não tiver o inglês como língua oficial.

1. Comece colocando seus dados, como no modelo nacional. Nome completo, endereço, email, telefone para contato e o que mais achar necessário. Não é preciso colocar nenhum número de documentos no cabeçalho.

2. O primeiro tópico deve conter as informações das suas últimas experiências profissionais. Como o currículo europeu é mais detalhista, coloque apenas as duas últimas experiências com data de entrada e saída, os cargos exercidos e as principais funções exercidas.

3. Aqui coloque seu grau de instrução da mesma forma que é feito no currículo do Brasil. A diferença é que você deve incluir todas as notas obtidas no seu curso. Não se preocupe com a extensão, o seu currículo europeu pode chegar até 3 páginas

4. Enumere um bloco de itens de “aptidões”. Divida-o de acordo com as aptidões de competência pessoal (cursos de línguas com níveis de fala, leitura e escrita), competência social (falar um pouco sobre seu domínio com oratória, desenvolvimento com trabalho em grupo, etc.), competência de organização (sobre organização, pontualidade, desenvolvimento de ideias, etc. É uma pequena carta de apresentação), competência técnica (atividades, remuneradas ou não relacionadas ao emprego em questão) e competência artística (falar sobre as preferências para hobbies e passatempo).

5. Nesse último item, você deve acrescentar informações relevantes e que não se encaixou em nenhum item acima.



Uma ideia sobre “Currículo Modelo Europeu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *