Concurso para Juíz – Magistratura


Artigo Publicado em: Concursos, Emprego


O que é magistratura?
Em tese, magistratura é a carreira do juiz, onde, ele mesmo é o magistrado. É importante ter em mente que para tornar-se um juiz, se faz necessária a devida formação do curso de direito (tornar-se um bacharel nesta área), que dura em média 5 anos (isso se o aluno não reprovar em nenhuma matéria). Após esta etapa, o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) lhe garante a atuação como um advogado oficial, ou um concurso público. Para este último, precisa-se de 3 anos de experiência jurídica para presta um concurso público para a magistratura de um juiz. Confira neste artigo quais são os deveres de um juiz, como ele deve fazer para garantir a magistratura e muitas outras informações.

Vagas para magistratura
As vagas para magistratura possuem algumas que não são preenchidas. Isso se dá através da falta de pessoas que estejam aptas a trabalhar no ramo, tendo em mente que precisam de um ótimo conhecimento sobre o assunto para poderem agir como juízas. O nível esperado pelas bancas é realmente alto e isso dificulta ainda mais o ingresso. Por outro lado, esta exigência se faz bastante importante para a eficiência do funcionamento do sistema judiciário ao qual estamos incumbidos. Após a inscrição em concursos públicos de provas e de títulos para magistratura, é interessante que o candidato esteja atento aos editais que são dispostos nos sites especializados.

Tipos de magistrados
Os tipos de magistrados podem ser divididos nos níveis estaduais e nos níveis federais, onde no primeiro destacam-se os juízes de fórum e no segundo, os juízes da justiça e do trabalho. O magistrado é mais que um juiz de direito, entretanto, faz-se necessária a conclusão do curso de mesma disciplina. Para garantir mais conhecimentos sobre o assunto, é interessante que o candidato procure informações na internet e também com órgãos responsáveis, que lhes forneçam informações seguras e verídicas, para que não hajam erros e confusões na hora de garantir a magistratura de um juiz.

Como se preparar para um concurso para juiz – magistratura
Primeiramente, o juiz deve saber e conhecer a legislação federal, todavia, ele necessita também dominar a legislação, a doutrina e a jurisprudência para que seja aprovado em um concurso público com louvor. Podemos afirmar que não é tarefa fácil. Portanto, a formação com perfeição é de grande relevância, uma vez que um aluno bem formado não necessita de maiores esforços para prestar um concurso e tirar boas notas, que se sobressaiam aos demais candidatos e que garantam o ingresso na vaga desejada. É importante também que o candidato estude não somente para a aprovação, mas além. Isso gera um maior conhecimento para si, o que garante uma aprovação sem esforços e também um cargo bastante merecido, através do bom desempenho após a sua conquista. A boa desenvoltura é fundamental, bem como a escrita exemplar e a resposta exata e correta na ponta da língua. É importante não parecer decorado ou formal demais.

Lembre-se somente das exigências que são feitas ao cargo, mas também que a formalidade é bastante bem-aceita neste ramo de trabalho. Faça uma planilha com seus horários de estudos, tarefas, afazeres e também aos tempos de lazer. Estes fatores auxiliam no desenvolvimento de seus métodos de estudo. Atividades físicas e uma boa alimentação também garantem um melhor resultado para com os estudos. Lembre-se de focar nos mesmos, mas que a distração também é muito importante para não sobrecarregar seu corpo. É indicado o estudo de até oito meses para a preparação para o concurso. Obviamente, quanto antes, melhor. Cursos preparatórios e apostilas também são válidos para o seu estudo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *