Como Voltar ao Mercado de Trabalho


Artigo Publicado em: Emprego


Deixar o mercado de trabalho é mais comum do que possa parecer. Isso porque, no decorrer da carreira de qualquer pessoa podem aparecer problemas de percurso que fazem com que o trabalho tenha que ser interrompido.

Os fatores para sair do mercado de trabalho são inúmeros. Desde questões médicas e o trabalhador ter que ficar afastado por um período pré ou indeterminado. Ou ainda, ser uma decisão própria de afastamento, como por exemplo, para cuidar dos filhos ou de algum parente que esteja doente. Em alguns casos, se o trabalhador contribuiu com o INSS ainda terá direito aos benefícios, mas isso vai depender da causa do afastamento.

Quando esses problemas acontecem, a saída do mercado de trabalho é muitas vezes necessária. No entanto, chega uma hora que a volta ao trabalho, também se faz necessária. E como fazer isso?

Maneiras de Voltar ao Mercado de Trabalho

Fazer com que uma empresa faça uma contratação de uma pessoa que está já há alguns anos fora do mercado é bastante difícil. E é justamente por esse motivo que existem algumas maneiras de conseguir essa contratação de um jeito mais fácil.

Você pode fazer trabalhos voluntários para que assim, a experiência volte a aparecer de uma forma mais recente em seu currículo. Porém, nem todas as empresas consideram o trabalho voluntário como uma forma de retorno ao mercado de trabalho.

Não vale a pena mentir no currículo para que a data de saída do último trabalho não fique tão defasada. Nunca invente uma experiência profissional que você não teve.

O que fazer para Ganhar uma Nova Experiência?

Existem diversas maneiras de se conseguir ganhar experiência e assim, conseguir novamente um emprego. No entanto, essas alternativas não são fáceis para quem ficou afastado de um emprego fixo durante muito tempo.

Você pode tentar um estágio de meio período para fazer esse retorno, não é o emprego dos sonhos, mas é um excelente jeito de recomeçar.

A qualificação profissional também é um item essencial para aquelas pessoas que desejam retornar ao mercado de trabalho e não sabem como agir. Existem cursos profissionalizantes gratuitos para pessoas de diversos níveis escolares, de todas as idades e diversas áreas de atuação. E cada vez mais o mercado de trabalho está concorrido, ter uma especialização ou um ‘Q’ a mais pode te trazer benefícios na seleção. Geralmente, nos bairros há instituições que oferecem cursos de costura, artesanato, computação, culinária e outros como redação e reforço.

E, por direito, por ser morador da região, apresentando a documentação solicitada por essas instituições, se houver vaga, basta se inscrever e freqüentar as aulas regularmente se dedicando que em breve ingressará novamente no mercado de trabalho para mostrar o que foi aprendido.


Tags: modelo de curriculo para recepcionista,modelo de curriculo de recepcionista,curriculo para quem esta fora do mercado,como fazer um currículo para quem esta a muito tempo fora do mercado,modelo de currículo para quem esta fora do mercado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *