Como Trabalhar em Itaipu


Artigo Publicado em: Emprego


Localizada entre as fronteiras do Brasil e do Paraguai, a Usina Hidrelétrica de Itaipu é a segunda maior unidade de produção de energia renovável do mundo. Devido à sua dimensão e elevado volume de produção, a central binacional possui atualmente cerca de 3460 funcionários brasileiros e paraguaios, que assumem uma multiplicidade de cargos e fazem com que esta seja uma das entidades mais reconhecidas no que respeita ao fomento da cooperação no domínio laboral entre nações.

Para quem pretende trabalhar na Itaipu Binacional, é relevante ter em consideração que a instituição realiza o seu processo seletivo de forma semelhante aos tradicionais concursos públicos, com a diferença que, contrariamente ao caráter estatal que estes detêm, existe um tratado entre os governos das duas nações que visa proporcionar igualdade de oportunidades no que respeita ao ingresso laboram na entidade.

Assim, os processos seletivos em aberto – que contemplam uma multiplicidade de cargos e funções alocados a formações e competências diversificadas – são disponibilizados no endereço oficial da Itaipu Binacional na internet, sendo que é igualmente possível a consulta dos conteúdos afetos a processos de recrutamento realizados em anos anteriores e suas respectivas informações.

Uma outra forma de ingressar no quadro de trabalhadores da instituição são os estágios, possíveis em duas modalidades: não-obrigatórios e de férias, que possuem um caráter de obrigatoriedade. No primeiro caso, são elegíveis os candidatos que frequentem o ensino superior a partir do quinto período para os cursos que têm a duração de 4 anos ou que, caso o curso se encontre estruturado em 5 anos, se encontrem no sétimo período. Em adição, os alunos de cursos profissionalizantes do ensino médio podem, a partir do segundo ano, formalizar a sua candidatura aos estágios disponíveis.

No caso dos estágios de férias – que se realizam nos dias úteis do mês de julho –, este realiza-se na medida em que o curso frequentado pelos alunos universitários exija o cumprimento de um programa de estágio para a sua conclusão de forma efetiva.

No website da Itaipu Binacional é possível acessar todas as informações que reportam à documentação, datas e procedimentos necessários à formalização de uma candidatura aos estágios – que podem constituir o primeiro passo de uma carreira profissional sólida e bem-sucedida.



Uma ideia sobre “Como Trabalhar em Itaipu

  1. Hugo Alexandre Figueiredo

    Olá boa noite gostaria de saber como posso fazer uma ficha de inscrição para a embraer de Évora sou mecânico de aviões deixo aqui o meu contacto 969933364 obrigado boa noite

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *