Como tirar carteira de trabalho


Artigo Publicado em: Emprego


Para conseguir um emprego na forma CLT é necessário ter uma carteira de trabalho. A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento que comprova sua experiência profissional nas empresas em que você trabalhou além de registrar todo o seu historio profissional, como salários recebidos, demissões, períodos de férias, de afastamentos, etc.

No entanto, para que você tenha uma carteira profissional, você tem que estar dentro de alguns parâmetros que são exigidos em lei, por esse motivo não é em todas as idades e nem qualquer pessoa que consegue tirar uma carteira de trabalho no Brasil.

Quem pode ter uma Carteira de Trabalho Brasileira?

Todos os brasileiros, brasileiros naturalizados e estrangeiros que tenham visto que permitam trabalho remunerado, tem direito de tirar uma carteira de trabalho para atuar no mercado brasileiro.

A idade mínima para tirar a carteira de trabalho no Brasil é de 16 anos, não podendo, por quaisquer motivos, tirar uma carteira de trabalhos pessoas que tenham a idade inferior a essa.

A Carteira de Trabalho tem validade?

Não. A carteira de trabalho não tem uma validade. As empresas cão preenchendo as informações quando realizam contratações ou as demissões.

No entanto, se o profissional conseguir preencher todas as páginas da sua carteira, ele poder fazer o requerimento de um segundo documento. Dando baixa, assim, no número de série da primeira.

Como Tirar a Carteira de Trabalho?

O procedimento para tirar a carteira de trabalho é muito simples. Basta se dirigir a um ponto do Poupa Tempo fixo ou o móvel e fazer a solicitação do documento.

Será exigida uma foto 3×4 para que seja colocado na carteira e algumas assinaturas. No entanto, o documento sai na hora e pronto para ser usado.

O Novo Modelo de Carteira de Trabalho

No Brasil, já está em andamento a carteira de trabalho eletrônica que fará o registro com a ajuda de um cartão magnético.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *