Como se preparar para o concurso de Auditor da Receita Federal


Artigo Publicado em: Emprego


Para aqueles que desejam fazer o concurso para Auditor Fiscal da Receita Federal, é necessário destacar que quanto mais cedo dedicar-se aos estudos, melhor. A intensificação dos estudos é a melhor maneira para se preparar para o concurso em si. Algumas instruções podem ser dadas quanto à maneira de se estudar, mas é importante que o interessado dedique-se e se esforce para organizar tempo e também suas prioridades, neste caso, os estudos. Você pode encontrar até mesmo na internet algumas dicas e passo a passos de como se organizar melhor para os seus estudos e assim, conseguir o estudo ideal para a sua aprovação. Confira neste artigo algumas dicas de como estudar para o Concurso de Auditor da Receita Federal e também algumas informações sobre o assunto.

Como estudar
Estes estudos relacionados a concursos federais exigem preparo a longo prazo, o que podemos arredondar para um ou dois anos de estudo intensivo. Algumas das matérias que podem ser cobradas são: línguas estrangeiras, raciocínio lógico, finanças, diversos tipos de direito, entre outros. Assim, já podemos notar que o preparo deve ser bastante eficiente. A disciplina e a dedicação são essenciais para manter qualquer tipo de estudo, auxiliando, deste modo, aquele que deseja fazer o concurso a tirar boas notas. Para aqueles que estão iniciando os estudos e se preparando para o concurso, é importante começar pelas matérias básicas, como o português, a contabilidade, o direito tributário, o direito administrativo e o direito constitucional. O ideal é dedicar ao menos um ou dois meses a essas matérias e depois procurar as demais. O tempo de intervalos entre uma e outra também não deve passar de uma ou duas semanas.

Administrando horários e praticando atividades benéficas ao estudo
Cada candidato deve organizar seu tempo e também suas prioridades. As necessidades do dia-a-dia não devem ser excluídas, como o trabalho, a escola, cursos extras e demais funções, bem como as distrações. Estas, por sua vez, são de suma importância. O abuso ou o estudo excessivo não o farão estudar melhor ou adquirir mais conhecimento. A exaustão é uma consequência ruim para aquele que passa longas horas estudando. A prática de uma atividade física e algumas horas semanais dedicadas ao lazer são de extrema importância. O esporte em si ajuda também na fixação de conteúdo, bem como a melhora na saúde do candidato. As atividades extras podem ser uma espécie de motivação, como passeios ao parque e lazer com a família. A boa alimentação também auxilia no desenvolvimento psicológico e físico, aumentando as condições para a preparação para avaliação. Outro fator bastante importante são as horas de sono, que fazem com que o corpo descanse e esteja pronto para mais uma rotina.

Dicas e informações
Alguns editais e demais informações podem ser encontrados em sites específicos da Receita Federal ou ainda nos devidos postos de sua cidade. É de suma importância estar atento a todos os detalhes do edital, pois ele lhe dará uma melhor noção de tempo e de intensidade aos seus estudos. É importante também dedicar-se àquelas matérias que valem mais pontos, por isso é interessante pesquisar sobre o concurso passado. Outra dica relevante é a de preparações com cursos específicos pagos, ou então o uso de apostilas e aulas virtuais, que podem ser vistas pela internet. É interessante também organizar-se por horários e afazeres que você tenha durante a semana. Você pode organizar seus horários em uma planilha, por exemplo, destinando um horário aos estudos, ao descanso, ao lazer, à devida alimentação, à prática de alguma atividade física, seu trabalho ou demais afazeres.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *