Como fazer inscrição no Enem


Artigo Publicado em: Vestibular


O Enem é o maior exame de todo o Brasil e famoso, também, em outros lugares do mundo pelo número de candidatos que o mesmo possui anualmente, sendo que este é o meio mais prático para conseguir ingressar em uma instituição do ensino superior e cursar uma universidade ou faculdade na área desejada, dando continuidade aos seus estudos e fazendo com que você seja bem sucedido profissionalmente.

Os interessados na realização do Enem são muitos, porém diversas pessoas acabam por não inscrever-se para a prova sem saber exatamente como fazer isto, pois poucos meios de comunicação em massa como televisão e rádio acabam por não divulgar exatamente o processo para a realização da candidatura.

Caso você tenha interesse em fazer a inscrição no Enem, o primeiro passo que deve ser realizado é atentar-se as datas. Sempre, em qualquer concurso ou prova, existe os dias de início e término para as inscrições, até para que haja melhor controle dos candidatos que irão participar e todas as informações possam ser distribuídas corretamente. No caso do Enem, o mesmo costuma abrir suas inscrições relativamente cedo, sendo que os candidatos que desejam participar deverão atentar-se aos meses de maio e junho, que é normalmente quando estão disponíveis as fichas para preenchimento.

Após verificar as datas de inscrição, você deverá acessar o site oficial http://www.enem.inep.gov.br e clicar no campo de preenchimento da ficha para participação do exame, assim você deverá introduzir todas as informações necessárias para que você possa realizar a prova corretamente.

Posteriormente ao preenchimento das informações, você poderá visualizar que lhe será cobrada uma taxa para a realização da prova que, normalmente, custa em torno de R$35,00, porém há uma maneira de não pagar este preço pedindo a isenção de taxa, porém a mesma somente será aprovada em caso da pessoa ou família realmente não possuir condições para o pagamento da mesma. Caso você opte por pagar, deverá ser impresso um boleto que deverá ser pago em agências do banco.

Alguns dias anteriormente a prova, que normalmente acontece em agosto, você receberá por carta ou poderá conferir no próprio site o local que você realizará o exame.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *