Como é uma Dinâmica de Grupo?


Artigo Publicado em: Entrevista de Emprego


Muitas empresas incluem em seu processo seletivo para vagas importantes, uma atividade que é conhecida como dinâmica de grupo. Essa dinâmica de grupo é um dos maiores pesadelos das pessoas, uma vez que, nessas dinâmicas as pessoas ficam expostas e, ao mesmo tempo, são avaliadas o tempo todo.

Existem diferentes tipos de dinâmica de grupo, por isso um candidato que é chamado para participar dessa atividade não pode ir achando que ela será igual a alguma outra que já tenha feito, uma vez que, com toda a certeza ela será diferente de qualquer outra.

Para que serve uma Dinâmica de Grupo?

A maioria das pessoas não gosta de participar desse tipo de atividade. Isso porque, a dinâmica de grupo é uma atividade avaliativa muito intensa e que é uma das principais provas para a aprovação do candidato.

A função da dinâmica de grupo é avaliar se o candidato está preparado para trabalhar em equipe, se ele sabe contornar situações adversas e se ele sabe gerenciar as questões envolvidas com o novo trabalho. Além disso, esta atividade leva em conta questões emocionais, como o controle das emoções, como ele lida com as críticas e o modo como toma decisões sob pressão.

Todos esses fatores contribuem para que a equipe de seleção trace um perfil do profissional participante e assim, visualize sua atuação dentro da empresa.

É por esse motivo que os candidatos que forem chamados para participar de uma dinâmica de grupo, devem ficar atentos a todos os detalhes, atitudes e expressões corporais, pois tudo que se é feito durante a dinâmica é analisado, avaliado e computado junto ao seu perfil.

Quais são as Empresas que mais fazem Dinâmicas de Grupo?

As grandes empresas multinacionais são as que mais utilizam a técnica da dinâmica de grupo para contratar seus funcionários. Por isso, se você deseja entrar em algumas delas, comece a se preparar para ser avaliado dessa forma!


Tags: dinamica de grupo curriculo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *