Carreira de Diplomata


Artigo Publicado em: Concursos, Emprego


Um diplomata é um profissional que é totalmente responsável por representar o Brasil em qualquer tipo de discurso que envolve uma série de nações ou ainda organismos de forma internacional, com isto é ele quem procura solucionar uma série de conflitos envolvendo assim todos os interesses brasileiros, com isto ele negocia diversos acordos que poderão trazer uma série de benefícios ao nosso país e ainda promover a cultura no exterior. Com isto ele é considerado como o condutor de toda a política externa, isto em qualquer tipo de tema discutido, bem como a proteção de direitos humanos, comércio exterior, discussões sobre o meio ambiente, e ainda tecnologia, tudo isto faz parte de todo o dia a dia do profissional diplomata.

O trabalho do profissional diplomata no Brasil
Durante os dois primeiros anos de carreira o profissional diplomata deverá cursar o chamado Programa de Formação e Aperfeiçoamento de primeira fase, o PROFA – I. Com isto o Mestrado em Diplomacia do Instituto Rio Branco. Durante todo este período o terceiro secretário estagia em um departamento exclusivo do Ministério de Relações Exteriores no Brasil.

Ao passar de toda a sua carreira, é possível se especular que um diplomata possa passar a metade do tempo no Brasil onde poderá trabalhar em pelo menos cinco áreas diferentes.
Dentre estas áreas podemos citar algumas a seguir

A área geográfica
Esta que nada mais é do que um monitoramento e ainda um acompanhamento de países determinados. Os diplomatas ainda devem se dividir em grupos que poderão acompanhar as regiões geográficas diferenciadas, passando assim a ser um contato no Brasil de todas as missões, embaixadas ou até mesmo consulados dos locais.

Existem ainda vários departamentos na América Central e Caribe, Ásia Central, entre vários outros.
A área temática

Este é todo o acompanhamento de temas e neste caso os diplomatas são responsáveis por um grupo de temas totalmente coligados, estudando assim todas as novidades sobre ele é possível se especializar em negociações brasileiras.

Temos também que podemos citar as promoções comerciais e o consular que são características específicas, em áreas que poderão promover todo o sistema de comércio exterior brasileiro.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *