Calcular Seguro Desemprego – Parcelas, Tempo e Informações


Artigo Publicado em: Emprego


O que é o Seguro Desemprego?

solicitar seguro desempregoSegurodesemprego, benefício que permite assistência financeira temporária à trabalhadores desempregados. Pode ser sacado em qualquer agência CAIXA.

Quem tem direito ao Seguro Desemprego?

A assistência financeira temporária será prestada ao trabalhador que:

– Tiver sido dispensado sem justa causa;

– Estiver desempregado, quando do requerimento do benefício;

– Tiver recebido salários consecutivos, no período de 6 meses anteriores à data de demissão;

– Tiver sido empregado de pessoa jurídica, por pelo menos 6 meses nos últimos 36 meses;

– Não possuir renda própria para o seu sustento e de sua família;

– Não estiver recebendo benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente.

Como requerer o Seguro Desemprego?

O Trabalhador tem do 7º ao 120º dia após a data da demissão do emprego, para fazer o respectivo requerimento, nas DRT (Delegacia Regional do Trabalho), no SINE (Sistema Nacional de Emprego) ou nas agências credenciadas da CAIXA, no caso de trabalhador formal.  O trabalhador deverá comparecer em um dos locais de sua preferência, com os seguintes documentos:- Comunicação de Dispensa – CD (via marrom) e Requerimento do Seguro;- Desemprego – SD (via verde);- Termo de rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT;- Carteira de Trabalho;- Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento com Protocolo de requerimento da Carteira de Identidade,ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH (modelo novo), dentro do prazo de validade, ou Passaporte, ou Certificado de Reservista.- Comprovante de inscrição no PIS/PASEP;- Documento de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos;- Cadastro de Pessoa Física – CPF.- Comprovante dos 2 últimos contracheques ou recibos de pagamento para o trabalhador formal.

Quantidade de parcelas do Seguro Desemprego?

O trabalhador poderá receber até cinco parcelas do benefício, de forma contínua ou alternada, a cada período aquisitivo de dezesseis meses, sendo: três parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo seis meses e no máximo onze meses, nos últimos trinta e seis meses; quatro parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo doze meses e no máximo 23 meses, nos últimos 36 meses; cinco parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício de no mínimo 24 meses, nos últimos 36 meses. Período aquisitivo é o limite de tempo que estabelece a carência para recebimento do benefício. A partir da data da última dispensa que habilitar o trabalhador a receber o Seguro-Desemprego, deve-se contar os dezesseis meses que compõem o período aquisitivo.

Como fazer consulta – Habilitação do Seguro Desemprego?

Para consultar sua habilitação do seguro desemprego deverá ter em mãos o número do seu PIS-PASEP e acessar o link abaixo do ministério do trabalho:

www3.mte.gov.br/Trabalhador/SeguroDesemp/Consulta/default.asp


Tags: calcular seguro desemprego,como calcular seguro desemprego 2011,como calcular o seguro desemprego 2011,cálculo seguro desemprego 2011,calcular seguro desemprego 2011

10 ideias sobre “Calcular Seguro Desemprego – Parcelas, Tempo e Informações

  1. Renata

    Boa tarde, meu seguro sai todo dia 10 mas no mês de Fevereiro de 2013 é Domingo de carnaval, gostaria de saber se vão liberar dia 08 de Fevereiro pois vai ser Sexta-Feira ou só na Quarta-Feira.

    Responder
  2. jaime santiago da silva

    bom dia fui dispensado no dia 10 de setembro de 2012 da empresa em que trabalhava ha dois anos e sete meses e no dia 08 de janeiro de 2013 consegui um novo emprego, consegui receber ate 04 parcela, a ultima era para ser liberada no dia 28/02/2013 ainda tenho direito en recaber.

    Responder
    1. Débora

      O tempo de desempregado começa a ser contado na data de dispensa,e vai até o dia anterior da admissão no novo emprego.
      Por exemplo,alguém com data de dispensa em 01/09/12 e admissão em 16/10/12 ficou 45 dias desempregado.

      1- Parcela,se ficou desempregado de 30 a 44 dias
      2- Parcela,se ficou desempregado de 45 a 74 dias
      3- Parcela,se ficou desempregado de 75 a 104 dias
      4- Parcela,se ficou desempregado de 105 a 134 dia
      5- Parcela,se ficou desempregado de 135

      Responder
  3. darlete

    fui demida em 2 de junho de 2013 entrei com o seguro desenprego dia 3 de setenbro mais a minha carteira estava bastante velha e no uai entrou com seguro mais bloqueio assim que eu tirasse uma nova carteira teria que ir no trabalho para colocar a saida depois voltar no mesmo para desbloquear o pagamento queria saber qtas parcelas eu tenho direito de receber e qto tempo demorar para desbloquer

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *