1o emprego (primeiro emprego)


Artigo Publicado em: Emprego


Para muitos jovens, a esperança de um futuro melhor está no primeiro emprego. Nessa fase, apostamos com tudo nas nossas aspirações, sendo o primeiro emprego tão importante. Mas muitos jovens ficam desanimados quando se deparam com a peneira que é o mercado de trabalho e como esse circuito é fechado para quem ainda não amadureceu em alguma profissão. Muitos se questionam como é possível ingressar em um mercado que não dá muito apoio a iniciantes. Para ter mais chances, é aconselhável iniciar carreira em funções mais simples e ir aos poucos galgando um lugar cada vez mais interessante.

Para conseguir a sua tão sonhada vaga, comece conhecendo o mercado que pretende atuar. Se possível faça cursos na área ou comece na empresa mirando aquela colocação desejada. Tenha o cuidado de pretender algo que combine com você, que seja compatível com suas aspirações e habilidades.

Elabore um currículo verdadeiro, mesmo não tendo muito para agregar. Inclua trabalhos temporários, cursos livres, idiomas…Complemente com suas habilidades e objetivos voltados para a vaga que pretende. Deixe claro o que pretende com a sua primeira oportunidade.

Se for chamado para uma entrevista, vá com conhecimentos sobre a empresa que o chamou. O entrevistador geralmente quer saber se o entrevistado poderá ser útil para a empresa por isso, demosntre seus conhecimentos com calma, sempre deixando a mostra seu lado empreendedor e funcional.

Preocupe-se em desenvolver seu lado auto-motivacional, bem humorado, conhecedor, líder, que mantém bons relacionamentos interpessoais, criativo e seja sempre capaz de por em prática aquilo que deseja desenvolver, no tempo certo.

Aproveite o mercado de trabalho, ambiente de instituições de ensino, cursinho etc para montar a sua rede de contatos fazendo um bom networking. Seja bom de relacionamento por que isso poderá chamar futuros trabalhos de uma forma mais rápida e eficiente do que você imagina. mantenha contato com todas elas da melhor maneira possível.

Se você não conseguiu seu primeiro emprego através dos contatos, experimente classificados, internet, empresas de RH, ONGS e programas do governo. Todos são meios rápidos para ser visto por empresas que estão captando mão de obra. Seja objetivo e prático, trace metas, seja visto e lembrado. Conseguir o primeiro emprego só depende de você.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *